A Globo rebateu, nesta segunda-feira (9), ao Observatório da Televisão, as afirmações do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. O mandatário concedeu entrevista ao vivo e exclusiva ao SBT Rio, jornal local da emissora na cidade. Ele chegou a afirmar que o canal do Jardim Botânico tem um agenda contra os princípios cristãos.
Veja também:
Em nota, o departamento de comunicação da rede carioca explicou que seu jornalismo segue os princípios editoriais do Grupo Globo. O comunicado não menciona nominalmente o prefeito da capital fluminense, mas afirma com contundência que a empresa tem a isenção como um de seus pilares. A nota também indica que a Globo preza por ser apartidária, laica e independente de governos e grupos econômicos.
Veja também: Marcelo Crivella detona a Globo ao vivo no SBT
Confira o posicionamento da emissora carioca na íntegra:
“O jornalismo da Globo segue os princípios editoriais do Grupo Globo, que tem a isenção como um de seus pilares. O grupo Globo é apartidário, laico e independente de governos e grupos econômicos, e seus veículos trabalham para assim serem percebidos”.
Entenda o caso
Na sexta-feira (6), o Jornal Nacional, da Globo, exibiu uma reportagem com áudios supostamente comprometedores de Crivella. O prefeito fala sobre como conseguir mais facilmente que a prefeitura resolva problemas. A enorme fila de pacientes que sofrem de catarata e precisam de cirurgia foi um deles, por exemplo.
“Às vezes, o pastor está na porta da igreja e diz assim: ‘quando o povo atravessa, pode ser atropelado’. Vamos botar um sinal de trânsito. Vamos botar um quebra-molas. Ou então, o pastor diz assim: ‘o ponto de ônibus é lá longe, o povo desce e vem tomando chuva até a porta da igreja’. Então, vamos trazer o ponto para lá”, mostrou a emissora em um áudio atribuído ao prefeito.
A reportagem, então, se passou por cidadão comum para verificar o procedimento para solicitar serviços, como uma lombada, por exemplo. “Tem que ter também um abaixo-assinado original, com as destinações devidamente especificadas em cada laudo, de pelo menos dois terços das unidades residenciais da via pretendida para a implantação, tá?”, afirmou a Central da Prefeitura, por telefone.
À reportagem da Globo, a prefeitura do Rio de Janeiro emitiu um comunicado sobre o encontro. “A Prefeitura do Rio declarou que o objetivo da reunião foi prestar contas e divulgar serviços importantes, como o mutirão de cirurgias de catarata. Que, pela Constituição, templos de todas as religiões estão isentos do pagamento de IPTU. E que desde o início da gestão, o prefeito Marcelo Crivella recebeu os mais diversos representantes da sociedade civil para tratar dos mais variados assuntos, tanto no gabinete quanto no Palácio da Cidade”, diz a nota.