Durante o Upfront 2025, ocorrido há duas semanas, a Globo anunciou que pretende atingir o melhor ano de receitas publicitárias em mais de uma década. O evento anuncia programação oficial da emissora para o mercado em busca de cotas publicitárias.
Veja também:
Em 16 de outubro, Manzar Feres, diretora comercial da TV Globo, anunciou ao mercado publicitário sua previsão de lucros para este ano. “[Teremos] o maior crescimento em receitas publicitárias em 12 anos“, garantiu ela.
Manzar assumiu a liderança comercial no Grupo Globo em 2019, tendo se tornado Diretora Geral de Publicidade Integrada três anos depois. A diretoria faz parte do projeto UmaSóGlobo (TV Globo, Globosat, Globo.com e Globoplay), cujo objetivo é integrar a publicidade das multiplataformas e acelerar o avanço à era digital de marketing da emissora.
Com a meta de oferecer planos personalizados para as marcas, o Upfront 2025 vende cotas publicitárias com a promessa de levar reconhecimento de produtos à atenção do consumidor. Além do sinal aberto e os inúmeros canais por assinatura, a Globo oferece o Globoplay em diferentes pacotes.
Segundo dados internos da emissora, 60% das receitas provêm de fontes publicitárias. Em 2014, a Globo registrou R$ 16,24 bilhões de entrada no caixa. Em 2020, a pandemia golpeou o balanço de contas da emissora carioca. Seu faturamento caiu para R$ 12,5 bilhões. Ano passado, a empresa divulgou que fechou o ano com faturamento de R$ 15,13 bilhões.
Com correção pelo índice de inflação IPCA acumulado durante o período, o faturamento da Globo em 2023 foi 46% menor do que o de 2014. Segundo Daniel Castro, do portal Notícias da TV, os dados foram colhidos dos balanços oficiais da Globo Comunicação e Participações S/A.
Para o colunista do Notícias da TV, demitir atores e autores de novela foi essencial para garantir que empresa saísse do vermelho. A Globo precisa agora competir com as big techs em termos de agarrar a atenção do consumidor.
Se tudo o mais permanecer constante, a emissora pode ter seu melhor ano financeiro desde a pandemia. Somente no primeiro semestre, a Globo contabilizou R$ 7,06 bilhões em faturamento líquido. Isso representa 8% a mais do que o registrado durante o mesmo período ano passado.
As vendas de cotas publicitárias também aumentaram no primeiro semestre. Em 26 de agosto deste ano, o presidente do Grupo Globo, Paulo Marinho, divulgou o lucro obtido pela empresa antes de deduzir juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida). As cotas aumentaram 13%, e o lucro Ebtida foi de R$ 433 milhões.
Tudo indica que a Globo promete um fim de ano próspero com faturamento em publicidade. Se o aumento do primeiro semestre mantiver o pique, a emissora terá o melhor ano desde 2021.
