A Globo afirmou, na tarde desta terça-feira (12), em nota à redação do Observatório da Televisão, que é natural que os códigos de conduta de uma emissora sejam atualizados. O posicionamento veio depois que o site Notícias da TV divulgou que o canal carioca se prepara para aplicar mais rigidez no comportamento de seus jornalistas nas mídias sociais.
Veja também:
Isso significa que os repórteres, apresentadores, editores etc da emissora não poderão curtir, compartilhar ou comentar postagens de cunho político em suas mídias sociais. A medida visa zelar a imagem dos veículos do Grupo Globo, que quer ser visto como imparcial, principalmente, neste ano eleitoral.
Veja também: Atriz Marjorie Estiano adianta detalhes da nova temporada de Sob Pressão, na Globo
O comunicado lembra que outros veículos de prestígio no mundo também costumam ter uma política de uso das plataformas digitais. Confira, abaixo, a nota da Comunicação da Globo na íntegra.
Os Princípios Editorias do Grupo Globo já preveem que os jornalistas não podem se engajar em campanhas políticas, de forma alguma: nelas trabalhando, anunciando publicamente apoio a candidatos ou usando adereços que os vinculem a partidos. E é natural que as diretrizes da empresa sejam atualizadas com diretrizes mais detalhadas sobre o uso de redes sociais, na linha do que já fizeram veículos de prestígio como The New York Times e BBC. Essas diretrizes visam a evitar tudo o que comprometa a imagem de isenção dos veículos do Grupo Globo. Não há nelas referências específicas a punições.