Após a discussão sobre o racismo tomar conta da pauta nacional, os canais de notícias parecem se mexer para se adequarem mais à necessidade de haver diversidade na tela. Na noite desta quarta-feira (3), a GloboNews incluiu seis jornalistas etnicamente negros no Em Pauta.
Veja também:
Zileide Silva, Maju Coutinho, Aline Midlej, Flávia Oliveira, Lilian Ribeiro e Heraldo Pereira, como âncora, foram atração do jornal, que é considerado o segundo mais importante do horário nobre da emissora. Em um momento histórico, a GloboNews exibiu o mosaico da atração apenas com esses jornalistas.
Tradicionalmente, o painel do programa é preenchido majoritariamente por analistas brancos. Na terça-feira (2), enquanto discutia o racismo, o Em Pauta se tornou assunto por não ter um único especialista de etnia negra na tela.
Após receber críticas, a emissora carioca decidiu sair do discurso e agiu rápido. De acordo com o repórter do canal Ricardo Abreu, Zileide Silva e Flávia Oliveira entram para a equipe fixa do programa, que é, em caráter titular, apresentado por Marcelo Cosme, que não é, vale lembrar, negro.
O #EmPauta convidou profissionais do seu time para discutir um tema que conhecem muito bem, porque o enfrentam em suas vidas: @majucoutinho @AlineMidlej , @flaviaol , @eulilianribeiro , Zileide Silva e Heraldo Pereira relatam experiências com racismo https://t.co/nUWDCZW8PK pic.twitter.com/0QlckCjkiu
— GloboNews (@GloboNews) June 4, 2020
Na concorrência, a CNN Brasil chamou o jornalista negro Diego Sarza, do Rio de Janeiro, para ancorar o Expresso CNN, da bancada carioca. Com isso, ele se junta a Monalisa Perrone e Caio Junqueira. Vale lembrar que a emissora tem apenas outra âncora negra, Luciana Barreto, do vespertino Visão CNN.
Veja a repercussão
O melhor da vida é aprender. A crítica de ontem por ter cinco brancos discutindo o racismo levou à mudança e a esta edição linda do Em Pauta. Muda mais…
— Cristiana Lôbo (@cristilobo) June 3, 2020
Golaço da Globo News: o Em Pauta hoje é comandado por um time 100% negro.
— Luiza Buchaul (@lbuchaul) June 3, 2020
Tem que manter isso daí, viu? 🙂 pic.twitter.com/NiApc5D94R
FINALMENTE @GloboNews #EmPauta pic.twitter.com/yOwz74lopP
— Fatou | #VidasNegrasImportam ✊🏿 (@Ndfatound1) June 3, 2020
Eu precisava disso hoje. Essa semana. #EmPauta pic.twitter.com/p064oYRY0s
— jessica batan (@jessicabatan) June 3, 2020
Edição histórica do #EmPauta. Em debate, o racismo no Brasil. Liga na @GloboNews!
— Gerson Camarotti (@gcamarotti) June 3, 2020
o #EmPauta está mais que especial, negros falando sobre o racismo no Brasil e no mundo! pic.twitter.com/Rh78FgQa8v
— Elton Mestri (@eltonmestrii) June 3, 2020
No #EmPauta na @GloboNews, após a crítica – excelente-de um seguidor ontem, ao ver comentaristas todos brancos falando de racismo, hj, “rapaziada.. a pauta é racismo “. Tá no ar agora com @flaviaol @majucoutinho @AlineMidlej, Zileide Silva, Lilian Ribeiro e Heraldo Pereira.
— Andréia Sadi (@AndreiaSadi) June 3, 2020
As pessoas na rua pedem mudança! Que bonito é aprender com os próprios erros, rever as ações e, enfim, iniciar a mudança. Depois de críticas justíssimas à uma cobertura com tantas pessoas brancas, hoje temos uma edição inédita do Em Pauta na @GloboNews. Que seja apenas o começo. pic.twitter.com/zrI85qgRqC
— Júlia Arraes (@juliarraes) June 3, 2020
Emocionante os depoimentos e as análises de meus queridos colegas no Em Pauta de hoje. Terminar enfatizando a trajetória pelo caminho da educação foi fundamental. Ficamos na esperança de que os responsáveis façam a sua parte. Que não seja em vão.
— 🏴Mônica Waldvogel (@MonicaWaldvogel) June 4, 2020
Bomba, bomba! Globonews Em Pauta especial hoje, com apresentação de Heraldo Pereira e o timaço Maju, Aline Midlej, Zileide Silva, Flávia Oliveira e Lilian Ribeiro. 👏👏👏👏👏
— Eliane Cantanhêde (@ECantanhede) June 3, 2020