A TV Globo realizou nesta quarta-feira (5) o segundo dia de demissões em seu setor de jornalismo. Dentre os profissionais dispensados, estão Thaís Itaqui, Márcia Witczak, César Galvão, Fabio Turci e Zelda Mello. Além de Márcia Corrêa, editora-chefe do Bom Dia São Paulo
Veja também:
Uma das crias do programa Profissão Repórter, comandado pelo jornalista Caco Barcellos, Thaís Itaqui atuava no núcleo de reportagens especiais da GloboNews, em São Paulo.
Outro nome foi o de Márcia Corrêa, editora-chefe do Bom Dia São Paulo, comandado por Rodrigo Bocardi. Ela tinha 33 anos de emissora e estava no cargo desde 2008. Editora do Jornal Hoje, Emilene Silva, também foi desligada. No G1, site de notícias da Globo, foram demitidos os jornalistas Sávio Ladeira, Edmundo Silva, Olivia Henriques e Marta Cavallini.
No Distrito Federal, Lúcia Carneiro, editora da GloboNews, teve seu vínculo com a emissora cancelado. Fábio William, ex-repórter do Jornal Nacional e âncora do DF1, também foi demitido. O canal também abriu mão de Márcia Witczak, editora local e apresentadora da agenda cultural no DF1.
César Galvão, Fabio Turci e Zelda Mello, repórteres de São Paulo, também foram alvos da demissão em massa. O editor Celso Fontão, que atuou na GloboNews e no Jornal da Globo, também foi desligado. Anna Karina Bernardoni, chefe de programas e supervisora-executiva de projetos especiais, também está na lista.
As informações são do Notícias da TV. Em nota enviada ao portal, a Globo explicou o motivo dos cortes. “A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa“, disse.
E completou: “Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa. “Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”.