ESPECIAL

Em homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna, TV Cultura reapresenta o Roda Viva com o piloto

No programa gravado em 1986, Senna falou sobre a sua trajetória no automobilismo e acontecimentos fora das pistas

Publicado em 30/04/2024

Nesta quarta-feira (1), dia em que completa 30 anos da morte do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, a TV Cultura reapresenta a célebre entrevista do piloto ao Roda Viva, a partir das 23h30, em sua grade de programação.

Em 15 de dezembro de 1986, Senna, então da equipe Lotus, concedeu uma entrevista ao programa da Cultura, que na ocasião era apresentado pelo jornalista Rodolpho Gamberini. A edição tornou-se famosa pelas respostas do piloto sobre sua vida, as pistas e o relacionamento com os outros pilotos, entre inúmeros outros assuntos abordados pelos entrevistadores.

Senna ainda revelou como era sua noite de sono no dia em que antecedia a uma corrida de Fórmula 1, compartilhou alguns dos seus métodos para relaxar antes das provas e revelou se apegar à fé para minimizar a ansiedade e o medo antes das corridas.

À época, a bancada do Roda Viva com Ayrton Senna foi formada por Reginaldo Leme, jornalista da TV Globo; Marcelo Resende, jornalista da revista Placar; Jorge Seadi, jornalista da TV Gaúcha; Alan Vinhé, jornalista da TV Globo; Galvão Bueno, jornalista da TV Globo; Élcio de São Thiago, diretor do Automóvel Clube do Estado de São Paulo; Castilho de Andrade, jornalista do Jornal da Tarde; Claudio Carsugui, editor técnico da revista Quatro Rodas; e Fernando Calmon, jornalista da TV Manchete e revista Manchete.