Numa crise de audiência impressionante em Salvador, onde perde diariamente para programas da concorrência, a Globo começou a fazer mudanças que já eram esperadas na TV Bahia, sua afiliada no estado nordestino.
Veja também:
Segundo informações obtidas pelo Observatório da Televisão, Roberto Appel, diretor de jornalismo da TV Bahia desde 2002, foi comunicado que não ficaria mais no cargo. Ele deixará oficialmente o canal no dia 14 de janeiro de 2018, depois das festas de fim de ano.
Veja mais: Globo dispensa diretora de mídias digitais que já comandou Globo News e Bom Dia Brasil
A decisão foi a própria cabeça de rede, no Rio de Janeiro, que já estava prometendo mudanças. Em julho, uma comitiva liderada por Amauri Soares, diretor de programação da Globo, visitou Salvador para avaliar a situação.
O seu substituto deverá ser definido e anunciado a partir de janeiro, quando a TV Bahia, em conjunto com a Globo, começará o seu plano para tentar estancar as derrotas acachapantes que tem sofrido.
A saída de Appel é apenas a primeira, e outros diretores, chefes e jornalistas, se necessários, deverão ser dispensados. Hoje, a situação da TV Bahia é considerada a mais crítica, já que Salvador é uma praça importante na média do Painel Nacional de Televisão (PNT).
Em novembro, a emissora perdeu, de segunda a sexta, para a RecordTV Itapoan, canal próprio da RecordTV na capital baiana, na média entre 7 da manhã e 4 da tarde, algo que está acontecendo desde janeiro deste ano.
Os auges da derrota para a concorrente são com os programas locais Bahia no Ar, apresentado por Jéssica Senra, e Balanço Geral BA, ancorado por José Eduardo, o Bocão. Mas atrações nacionais como Fala Brasil, Hoje em Dia e a reprise da novela Ribeirão do Tempo também lideram.
A TV Bahia/Globo também perde para programas da TV Aratu/SBT, atualmente terceira colocada na média, mas a melhor afiliada nacional do SBT no Ibope. Atrações locais como QVP, Se Liga no Pida e Chegue Mais, além dos nacionais Cine Espetacular e Sábado Animado também beliscam o primeiro lugar.
Hoje, o único noticiário local da TV Bahia que não perde a liderança em nenhum minuto é o noturno BATV, exibido entre a novelas das 18h e o Jornal Nacional. O Jornal da Manhã BA e principalmente o Bahia Meio Dia não conseguem segurar o primeiro lugar com tranquilidade.
A má fase local prejudica programas nacionais da Globo. Atrações como Bom Dia Brasil, Mais Você, Bem Estar, Encontro com Fátima Bernardes, Jornal Hoje, Vídeo Show e É de Casa não conseguiram ficar em primeiro lugar em Salvador ainda este ano.
Fátima Bernardes é o caso mais simbólico. A ex-âncora do Jornal Nacional fica em terceiro lugar em vários dias, perdendo para RecordTV Itapoan e TV Aratu/SBT com muita frequência.