
Dona de Mim, atual novela das sete, resolveu mudar a linha atual das novelas e apostou em um recurso para tentar fisgar o público do horário. Sem primeira fase, a trama de Rosane Svartman tem usado e abusado dos flashbacks para explicar a história.
Veja também:
A opção de usar o recurso, livrou a autora da armadilha de dividir a história em diversas fases, evitando confundir o público com a troca de personagens.
Na novela das sete, alguns acontecimentos aconteceram com o intervalo de sete a oito anos atrás, do período em que a história se encontra atualmente. O trauma de Leona (Clara Moneke), ao perder sua filha, é um dos principais arcos da história e vem sendo mostrado apenas em lembranças da personagem para justificar seu apego com Sofia.
Além disso, a novela também tem usado o recurso em diversas cenas que envolvem Leona, Marlon, Ellen, Vanderson, Abel e Samuel no passado. Momentos cruciais para o bom entendimento da história, são justificados com lembranças, mantendo o bom andamento da novela das sete.