Afonso (Romulo Estrela) vai optar por deixar seu cunhado Tiago (Vinícius Redd), membro do exército de Montemor, fora dos planos de tomar o reino, em Deus Salve o Rei, na Globo. O objetivo do protagonista é não comprometer o rapaz.
Veja também:
Tiago flagrará Afonso saindo para uma reunião com os colegas do levante. “Afonso! Saindo mais cedo? E levando sua espada?”, questionará. “Eu queria dar um polimento nela antes que Emanuel chegue à ferraria. Você sabe como ele é mau humorado, e…”, mentirá.
Veja também: Afonso é pressionado a revelar plano para tirar Rodolfo do poder, em Deus Salve o Rei
“Afonso, eu sei que vocês estão se reunindo novamente”, rebaterá. “Tiago, eu não…”. “Só não entendo por que não me contaram nada! O que vocês estão planejando?”, indagará. “Quanto menos você souber, melhor”, explicará o galã.
“Ah, agora você toma decisões por mim…”. “Eu só não quero que você prejudique a sua vida, a sua carreira… Você é um soldado agora. E, como membro do exército, deve lealdade ao rei”, ressaltará Afonso.
“Mas eu não contaria nada sobre isso a ninguém. Você sabe!”. “Sim. E dessa forma, você estaria traindo seus companheiros de farda. Mas, fique tranquilo… Tudo está prestes a se resolver”.
“Pelo menos posso saber quando isso acontecerá?”, perguntará Tiago. “Em breve… muito em breve”. “E Amália? Ela também irá participar?”. “Eu tentei convencê-la do contrário, mas você conhece a sua irmã… De qualquer forma, eu cuidei para que ela tenha uma tarefa menos arriscada, na medida do possível”.
“Afonso… Não deixe que nada aconteça a ela”, avisará Tiago. “Você tem a minha palavra”, concluirá o protagonista.