Muito tem se especulado quando o comendador morre na novela Império, que está em sua edição especial na Globo. O dono dos diamantes, José Alfredo, de fato não conseguirá escapar mais uma vez da morte, como fez tantas outras vezes na trama das 21h.
Veja também:
Na trama, o personagem até tenta forjar a própria morte, mas logo acaba sendo descoberto. A partir daí muita reviravolta acontece e nos capítulos finais o público se surpreenderá com o destino trágico do empresário.
Capítulo em que o comendador morre
As cenas chocantes do assassinato do comendador vão ao ar exatamente no último capítulo da novela Império. Foi assim na versão original e tudo indica que será de tal forma na edição especial.
José Alfredo será atraído para o galpão que fazia parte da indústria de Salviano (Othon Bastos), que tinha poder, mas acabou indo à falência anos atrás. Quem armará a emboscada será ninguém menos do que José Pedro (Caio Blat), seu filho, que inclusive vai revelar que é Fabrício Melgaço.
O plano de José Pedro, junto de Salviano e Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), consiste em sequestrar Cristina (Leandra Leal) para chantagear o comendador. Os vilões não revelam onde estão com a filha recém-descoberta do empresário, mas ele consegue ligar os pontos com informações dadas por Maria Marta (Lília Cabral).
Sabendo dos riscos, o comendador vai até o local com Josué (Roberto Birindelli). Lá, José Pedro mostra todo o seu amargor e o pai não entende nada. “Que isso que tá acontecendo aqui José Pedro, você enlouqueceu, foi isso?“, pergunta José Alfredo, que tem a arma de Salviano apontada para si, mas Josué o faz abaixar o instrumento.
“Como nunca dei importância para o que você diz quis vir aqui cara a cara para falar o que acho da sua proposta”, declara o comendador. “Você vai depositar na minha conta todo o dinheiro que te pedi?“, indaga José Pedro.
Morte de José Alfredo
Com sangue nos olhos, o comendador diz que não vai dar dinheiro nenhum, mas que vai desamarrar Cristina e depois o enfrentará. “Vou subir aí para dar a lição que você merece”, diz José Alfredo, vendo o filho de baixo, já que ele está em cima de um grande trator.
“Eu sou o homem que vai matar o rei“, assume José Pedro, que se desiquilibra, cai da máquina e o comendador pega a arma para lhe apontar para sua cabeça. Salviano tenta matar Josué, mas o motorista é mais rápido e o mata. José Alfredo vê o filho caído e vai embora. O que ele não esperava é que Pedro tivesse uma arma reserva, a qual ele usa para assassinar o pai pelas costas.