A novela Verão 90 é repleta de referências ao passado, desde novelas, programas de TV e filmes marcantes. A trama se passa nos anos noventa e leva os telespectadores a relembrar momentos inesquecíveis de quem viveu a época. Entre as referências citadas ou mostradas na trama, nós separamos as principais relacionadas às novelas. Confira:
Veja também:
Manu assistindo a novela Renascer
Herculano (Humberto Martins) vai atrás de Manuzita (Isabelle Drummond) para propor que ela seja apresentadora de seu novo programa. Ao chegar até ela, a jovem está deitada no sofá assistindo a novela Renascer, sucesso de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993, ano em que a trama de Verão 90 esteve ambientada há poucos capítulos atrás.
Roque Santeiro
Exibida pela TV Globo entre 1985 e 1986, a novela Roque Santeiro foi exibida no horário nobre da emissora. Em Verão 90, Manuzita e João reviveram uma cena da trama como Porcina (Regina Duarte) e Sinhozinho Malta (Lima Duarte).
Luzineide e Figueirinha
Na novela Torre de Babel, exibida em 1998, Luzineide (Eliane Costa) era a melhor amiga de Bina (Claudia Jimenez), mas nunca falava uma palavra durante os encontros das duas. A personagem era sempre interrompida por um “Cala a boca, Luzineide!”. Em Verão 90, Figueirinha (Lucas Domso) nunca dá um pio em cena, sempre impedido de falar por algum personagem.
Opala misterioso
Os telespectadores mais assíduos de A Próxima Vítima na década de 90, sabe que sempre que o Opala preto aparecia, era sinal de que alguém estava prestes a se dar muito mal. Em Verão 90 Jerônimo (Jesuíta Barbosa) chegou a ser perseguido por um Opala. Mas esse não era preto, mas era prata e passou por maus momentos.
Ir de helicóptero para Angra
Herculano (Humberto Martins) teve que ir buscar a filha em Angra e foi de helicóptero, assim como sempre acontecia com a família de Branca Letícia de Barros Mota, na novela Por Amor. Por sinal, a trama está sendo reprisada atualmente no Vale a Pena Ver de Novo.
Guerra dos Sexos
Em outra cena recriada por Manuzita e João em seu programa na TV Globo, os dois reviveram a cena mais icônica da novela Guerra dos Sexos. A guerra de comida na pele dos personagens de Fernanda Montenegro e Paulo Autran na trama escrita por Silvio de Abreu e exibida entre 1983 e 1984.