
Nas telenovelas brasileiras, um elemento sempre foi fundamental para que a trama central obtenha sucesso: a vilã. É ela que movimenta o roteiro e costuma dar aquele tempero gostoso que o público adora.
Veja também:
Quando uma antagonista é bem realizada, muitas vezes, ela até grava a mesma quantidade de cenas que os protagonistas. O olhar do telespectador passa a ser, inclusive, de torcida para que a malvada seja bem-sucedida nas suas ações, que tanto emocionam quem assiste.
Pensando na importância dessas mulheres, muitas vezes consideradas divas nas mídias sociais, o Observatório da Televisão fez uma peneira das vilãs interessantes das últimas décadas.
Claro, são muitíssimas as personagens, mas algumas tinham um ingrediente que as tornam eternamente diferenciadas: a trilha sonora. Sim, uma boa música-tema pode impulsionar a popularidade de uma antagonista ou bombar a própria canção, dependendo do caso.
Veja também: Confira as canções que trazem a emoção de Natal para a televisão
Porém, aqui, alguns dos temas até hoje se confundem com as personagens, que foram grandes sucessos durante a exibição de suas novelas. Aliás, parte desses papéis foram interpretados por grandes atrizes brasileiras ou até mesmo se tornaram um divisor de águas na carreira delas.
Quer um exemplo? Nazaré Tedesco. Apesar de já ter uma carreira consolidada, com bons papéis, Renata Sorrah ganhou enorme notoriedade popular depois da vilã de Senhora do Destino. Ou mesmo a Carminha, de Adriana Esteves, em Avenida Brasil. A atriz ficou conhecida internacionalmente pelo seu excelente desempenho.
Todas essas víboras têm seu tema musical, que embalam suas maldades e geram sensações no telespectador. Algumas são mais dramáticas, outras compartilham uma paixão pelo protagonista de sua novela. Umas são canções nacionais e têm até tango argentino. As antagonistas brasileiras são muito versáteis e possuem muita personalidade. Vamos conferir as melhores vilãs e suas músicas-temas? Ouça na lista abaixo.
VIOLANTE, de Xica da Silva – ESCARLATE, Marcus Viana
CLARA, de Passione – SABES MENTIR, Djavan
BRANCA, de Por Amor – ENQUANTO ESPERO, João Bosco
PERPÉTUA, de Tieta – PAIXÃO DE BEATA, Pinto do Acordeon
IRENE, de A Força do Querer – FADING AWAY, Adam Naas
BÁRBARA, de Da Cor do Pecado – ÉPOCA, Gotan Project
LÍVIA, de Salve Jorge – TEMA INSTRUMENTAL
SILVIA, de Duas Caras – LOST WITHOUT U, Robin Thicke
CRISTINA, de Alma Gêmea – DIZ NOS MEUS OLHOS, Zélia Duncan
NAZARÉ, de Senhora do Destino – TEMA INSTRUMENTAL
CARMINHA, de Avenida Brasil – INFILTRADO, Bajo Fondo
FLORA, de A Favorita – TEMA INSTRUMENTAL
LAURA, de Celebridade – SYMPATHY FOR THE DEVIL, Rolling Stones