Uma grande virada vai marcar os próximos capítulos da novela Mar do Sertão, trama de Mário Teixeira exibida às 18h pela Globo. Após passar quase uma vida toda lutando para sobreviver à miséria e à seca, com alguns pequenos golpes e muita malandragem, finalmente Timbó (Enrique Diaz) terá seus dias de glória.
Veja também:
O sertanejo chorou muito e lamentou a retirada do corpo de seu finado pai do túmulo que ficava ali nas suas terras, bem pertinho da casa da família. Mas no capítulo previsto para ir ao ar na segunda-feira (26), Timbó vai chorar de alegria ao ver uma verdadeira chuva de petróleo cair bem em suas terras, enquanto ele trabalha no local.

Sem querer, ao aprofundar um buraco, Timbó provoca uma explosão e vê jorrar uma fonte do valioso combustível, sem conseguir acreditar no que vê. Ele logo grita pela família e a esposa Tereza (Clarissa Pinheiro) é a primeira a chegar para ver o que aconteceu.
A sequência foi gravada meses atrás nos estúdios Globo, no Rio de Janeiro e a atriz Clarissa Pinheiro conta como as cenas foram feitas e o enorme trabalho apreendido para levar ao ar um resultado realista e, ao mesmo tempo, poético. “Foi uma trabalheira, foram usados muitos tonéis com litros de tinta atóxica para a gravação, tudo para não contaminar o solo, nem prejudicar a pele dos atores. Também teve muito envolvimento do time da caracterização do Auri Mota nos bastidores. Estava bem frio no dia. Tomamos vários banhos, já que foram muitas tomadas. Mas nada podia dar errado, porque a explosão do poço teria que acontecer uma vez só, e foi chuva de petróleo, minha gente, todo mundo besuntado! Foi massa”, orgulha-se Clarissa, ao relembrar da empreitada.

O diretor Allan Fiterman comandou a sequência, que foi gravada em câmera lenta e contou com o uso de três câmeras e um drone. “Além do som do drone, havia o barulho de água, então precisamos ter muita concentração no set. Já fiquei sabendo que a sequência foi editada e está incrível”, acrescenta a atriz, ansiosa para conferir o resultado no ar.
E como será que Timbó e Tereza vão ficar depois se tornarem milionários e alvo da cobiça dos poderosos de Canta Pedra? O sertanejo sempre foi um sonhador deslumbrado, enquanto a mulher é o pé no chão do casal e que costuma segurar a onda das inconsequências do marido. E ao que tudo indica, mesmo com a fortuna, Tereza não será diferente.
“Ela está em uma fase de transição. A princípio pensamos em trazer Tereza de cabelo liso, mas essa não seria Tereza, uma mulher que não se deslumbra facilmente. Está na essência de Tereza entender este novo lugar dela, o espaço de poder. E este encontro está sendo muito interessante, vamos ver onde vai dar. No texto a transição está sendo muito bem conduzida”, analisa Clarissa.

Como a mais nova milionária da região, Tereza ainda vai se tornar alvo das dondocas de Canta Pedra que tentarão, a qualquer custo, tornarem-se suas melhores amigas e ainda transformá-la em uma mulher chique e refinada. Mas, ao que tudo indica, a vendedora de cocadas não vai cair nessa, não! “Tereza vai colocar as madames para trabalhar na casa de Candoca. Ela é muito humilde e pé no chão e me parece que ela é quem vai tirar algum benefício destas interesseiras”, diverte-se Clarissa.
