A apresentadora Cátia Fonseca, de 54 anos, está completando 30 anos de carreira na televisão e falou sobre as diversos temas como o assédio e o machismo que continuam acontecendo nos bastidores das emissoras. Em entrevista ao gshow, a estrela das tardes da Band destacou a evolução da sociedade em relação ao trabalho da mulher, mas apontou que o mundo precisa rever vários conceitos ultrapassados de comportamentos.
Veja também:
“Venho de uma geração que muitas coisas aconteciam e a gente não sabia que nome dar. Era um comportamento que se fazia natural, mesmo que causasse certo incômodo e estranheza. Porque a gente não tinha a oportunidade, como a gente tem hoje, de debater sobre assuntos como machismo e assédio. E isso é importante ser feito, o alerta para as mulheres de que isso não é aceitável”, refletiu a comunicadora.
Cátia Fonseca também disse se sentir privilegiada na profissão de apresentadora, já que o etarismo acaba prejudicando a maioria das mulheres no mercado de trabalho.
“Sou muito privilegiada por conta do meu trabalho, mas a gente vive em um mundo muito preconceituoso e machista. Muitos homens são aceitos no mercado de trabalho mais velhos. E isso não acontece com as mulheres. Tenho 54 anos e posso passar por isso. É importante saber como reagir e estar se sentindo segura, na medida do possível, caso isso venha a acontecer. Nós precisamos nos unir e se incentivar uma a outra”, apontou.
Por fim, a apresentadora destacou que se sente mais próxima de seu público e que aprende diariamente diversas questões com os telespectadores de seu programa.
“Antigamente, as pessoas queriam ver quem era de televisão em um patamar como era a Hebe Camargo e outros grandes nomes. Hoje, quero estar cada vez mais perto do meu público e quero que ele saiba que também estou aprendendo todos os dias. Somos todos iguais, com as mesmas dificuldades naquele momento. Vamos aprender juntos”, completou Cátia Fonseca.
