Um dos maiores nomes da história da televisão brasileira, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, antigo diretor-geral da Globo, falou sobre o mercado no segmento de notícias e mencionou a CNN Brasil, novo canal de jornalismo, e a tradicional GloboNews, líder de audiência.
Veja também:
Na visão de Boni, a novata está indo bem, mas também há o que se criticar. “A CNN Brasil está fazendo um bom trabalho. Eles conseguiram ser eficientes e rápidos num curto espaço de tempo. Mas é preciso melhorar muita coisa. O jornalismo não pode ficar em cima apenas de quatro ou cinco fatos”, disse ao site NeoFeed.
Em seguida, explicou que “é preciso ter uma pauta mais extensa, oferecendo mais conteúdo e sobretudo mais opinião, com mais espaço para o contraditório”, fazendo uma alusão à GloboNews, pertencente ao Grupo Globo. “Os comentaristas dos telejornais brasileiros não divergem. Essa crítica vale principalmente para a GloboNews”, completou Boni.
Em seguida, explicou um episódio na emissora veterana que o incomodou. “Outro dia, durante a cobertura da pandemia, dois comentaristas da GloboNews, o Gerson Camarotti e o Demétrio Magnoli, discutiram ao vivo. É algo tão raro de se acontecer, que a âncora tomou um susto. O que é uma exceção tinha que virar regra. A discordância enriquece o debate. Se todos pensam da mesma forma, a tendência é ficar tudo muito morno e chato”, concluiu.