Na reta final de Império, atualmente reexibida na Globo, o público começa a descobrir os segredos por trás de Silviano (Othon Bastos), que revela sua verdadeira face.
Veja também:
O primeiro segredo a vir à tona é o casamento entre o mordomo e Maria Marta (Lilia Cabral), que aconteceu muito antes da imperatriz se apaixonar por José Alfredo (Alexandre Nero). Ao saber da ligação entre eles, o comendador se revolta e passa a desconfiar que o funcionário é Fabrício Melgaço.
Diante da desconfiança, o pai de Cristina (Leandra Leal) demite o empregado, que revela todo o ódio que sente pelo patrão. “Vá à merda! Era o que estava escrito no bilhete que eu deixei para Marta no lugar das joias… E é pra onde mando agora o senhor… Comendador da buchada de bode e lord escondidinho de carne seca: vá à merda!”, dispara ele.
Já nas últimas semanas da novela, o telespectador descobre que Silviano é pai de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia). O parentesco fica claro quando o veterano visita o biólogo na cadeia, após o ex-amante de Marta ser pego em flagrante quando tentou matar José Alfredo. Ele pede ajuda a Merival (Roberto Pirillo) para soltar o filho, mas garante ao advogado que ele não é Fabrício Melgaço.
Nas cenas posteriores, Maurílio e Silviano se revelam como aliados de Fabrício Melgaço no plano para acabar com o comendador. José Pedro (Caio Blat) aparece na casa do ex-mordomo e confessa que é o inimigo misterioso do comendador e quer eliminá-lo com suas mãos.
No capítulo final, o trio sequestra Cristina para atrair o marido de Maria Marta. José Alfredo conta com o apoio de Josué (Roberto Birindelli) para escapar das armadilhas. Silviano e Maurílio morrem no embate, contudo, ao poupar a vida de José Pedro, o comendador é morto com um tiro nas costas disparado pelo próprio filho.