A mimada e inconsequente Giovanna de Verdades Secretas, sempre com uma provocação afiada na ponta da língua, proporcionou a Agatha Moreira a chance de explorar outras facetas como atriz. Ela acredita que até hoje, seis anos depois da exibição original, ainda colhe os frutos desse trabalho.
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“Foi uma obra muito especial, porque pude explorar um outro registro em cena, que, até então, eu não tinha tido a oportunidade. Foi a novela que fez com que as pessoas olhassem para o meu trabalho de outra forma, sou muito agradecida a Verdades Secretas. Fiz outros trabalhos maravilhosos depois e tenho certeza de que eles vieram como consequência desse”, avalia Agatha.
Na trama de Walcyr Carrasco, Giovanna é filha do milionário Alex (Rodrigo Lombardi), de quem vive tentando chamar a atenção. A mãe, Pia (Guilhermina Guinle), é quem tenta segurar a personalidade forte e os excessos da filha.
“Giovanna cresceu sem o amor do pai. Ela faz as coisas para afrontar, sem medir as consequências dos seus atos. A trajetória dela é bem interessante. Ela faz escolhas que não condizem com a sua realidade financeira, mas opta por um caminho tortuoso para atingir a família”, analisa. Em entrevista, Agatha relembra mais sobre o trabalho na trama, os bastidores, e a parceria com o elenco em cena.
O que sentiu quando soube que Verdades Secretas voltaria a ser exibida na TV Globo?
Acho essa reexibição um grande acerto, é uma novela tão boa, com uma história tão interessante!!! Walcyr Carrasco abordou diversos temas importantes e construiu um enredo que prendeu o público. É uma oportunidade para quem não viu poder assistir agora. E quem viu, relembrar, porque é uma obra muito bem feita, muito bem construída. Acredito que o público vai se interessar novamente e acompanhar, porque ela segue atual.
Como você descreve a Giovanna e como foi o processo de construção da personagem?
Giovanna é uma jovem inconsequente, mimada, e que cresceu sem o amor do pai. Ela faz as coisas para afrontar, sem medir as consequências dos seus atos. A trajetória dela é bem interessante. Ela faz escolhas que não condizem com a sua realidade financeira, mas opta por um caminho tortuoso para atingir a família. Eu foquei muito no texto do Walcyr, busquei referências que tinham a ver com o universo dela, uma menina de família rica, com acesso a tudo, e, ao mesmo tempo, insatisfeita.
Como a Giovanna marcou a sua carreira?
Foi uma novela muito especial, porque pude explorar um outro registro em cena, que, até então, eu não tinha tido a oportunidade. Foi uma novela que fez com que as pessoas olhassem para o meu trabalho de outra forma e eu sou muito agradecida a Verdades Secretas. Fiz outros trabalhos maravilhosos depois e tenho certeza de que eles vieram como consequência desse.
Qual foi o principal desafio desse trabalho?
Foi construir a personalidade da Giovanna e não deixar ela chapada, sabe? Não deixá-la num único tom, num único registro. Ela tinha uma questão muito forte com a família e eu queria desenvolver o máximo de nuances possíveis, porque a vejo múltipla. Ao mesmo tempo, ela tem um fio condutor e eu não podia perder isso de vista.
O trabalho com o Reynaldo Gianecchini em Verdades Secretas ajudou vocês na parceria seguinte em A Dona do Pedaço?
Eu adoro o Giane. Tivemos um encontro muito feliz em Verdades e depois em A Dona. Amo trabalhar com ele. Giane é um profissional que troca, com uma energia leve, pra cima… Com certeza a experiência de 2015 nos ajudou depois como a Josiane e o Régis.
Os bastidores dos desfiles e da agência eram agitados e cheios de intrigas. Como eram os bastidores de gravação? O que lembra com mais carinho desse período?
Tínhamos um clima muito legal. Essas gravações dos desfiles eram grandiosas. Eu adorava as cenas da Giovanna com a Angel também, porque ela sempre tinha um tom provocador (risos). Eu e Camila (Queiroz) já nos conhecíamos do tempo em que trabalhávamos como modelo, então foi muito legal encontrá-la ali naquele trabalho.
Verdades Secretas é escrita por Walcyr Carrasco, com direção de núcleo de Mauro Mendonça Filho e direção geral de André Felipe Binder, Natália Grimberg e Mauro Mendonça Filho, direção de Allan Fiterman, Mariana Richard e André Barros. A obra vai ao ar a partir do dia 24 de agosto, às segundas após Império; às terças depois de The Masked Singer Brasil; às quintas na sequência de Sob Pressão; e às sextas após Globo Repórter.