Com o retorno das gravações no Estúdios Globos, alguns atores já estão falando sobre como está sendo reencontrar seus personagens após meses afastados. Grace Gianoukas é uma das atrizes que está animada ao voltar dar vida para Ermelinda, de Salve-se Quem Puder.
Veja também:
Em entrevista ao Observatório da Televisão, a atriz revelou detalhes sobre o retorno, falou sobre o retorno de Haja Coração e também abriu o jogo sobre o envolvido que Ermelinda terá com o personagem de Babu Santana.
Qual foi a maior lição que você tirou durante esse período pandêmico?
“O nosso futuro nunca foi tão incerto… Para não sucumbir à ansiedade me forcei a fazer o exercício de estar inteira e focada vivendo o momento presente, viver com intensidade cada dia sem deixar o amanhã me assombrar, aproveitando o tempo pra fazer o que precisa ser feito agora, sem procrastinar. Isso é uma fonte de amadurecimento e de paz interior.”
Você sentiu algum receio em relação a esse período em que você ficou em quarentena?
“Claro, estou tomando todas as medidas indicadas pela OMS, para proteger a mim e as pessoas com quem convivo.”
Como está sendo ‘reencontrar’ com a Ermelinda em um ‘novo mundo’?
“Maravilhoso, eu amo interpretar a Ermelinda. Ela me traz alegria.”
Carinho pelo trabalho
Você voltou a gravar as suas cenas nos Estúdios Globo. Sentiu algum tipo de insegurança em relação a composição da personagem? Já que a Ermelinda é uma personagem de composição. Já que você ficou muito tempo sem ‘exercitar’ esse papel…
“A medida que eu fui fazendo a caracterização, colocando os grampinhos no cabelo, o relógio de pulso, a correntinha no pescoço, o vestido e o sapatinho, ela foi baixando… como se eu nunca tivesse parado de interpretá-la. Ermelinda foi construída com muita verdade. Busquei em mim o que tem de mais puro, amoroso e brincalhão pra dar vida à ela. Por isso ela está bastante incorporada à mim.”
A crítica especializada elogia muito a sua troca com o João Baldasserini. Como vocês criaram esse elo?
“Eu gosto muito do João Baldaserini. Além de ser um ator primoroso, ele é um cara muito sensível e amoroso. Já havíamos convivido e trabalhado juntos em ‘Haja Coração’, mas essa oportunidade de interpretar mãe e filho, estreitou a nossa amizade, carinho e admiração.
Quando estávamos fazendo a preparação para a novela, essa troca já foi acontecendo nas leituras e acabou passando para o nosso dia a dia. Quando a gente se encontra nos Estúdios Globo, mesmo à paisana, nós já começamos a falar como as personagens. Eu estava com muita saudade do meu ‘filho’.”
Público
Nas redes, tem uma torcida muito grande para o Ermelinda adotar Luna (Juliana Paiva), já que Helena (Flávia Alessandra), humilha muito a primogênita… Como você vê essas torcidas em relação a personagem?
“Fico muito feliz em saber que a Ermelinda conquistou a confiança do público como protetora da Luna. As pessoas sabem que ela jamais a deixará desamparada. E a Ermelinda também tem uma relação muito fofa, carinhosa e divertida com todos que a cercam, com suas outras “flor” (Alexia, Kyra e Bel), com o Zezinho, com a Felipa e com o Edgar. Ela faz tudo com o coração e acabou conquistando a simpatia do público.”
Babu Santana vai interpretar um agente da Polícia Federal, que se apaixonará pela sua personagem.. Como está sendo essa troca com ele?
“Nós ainda não começamos a gravar juntos. Estou muito animada com essa perspectiva, pois acho o Babu um ótimo ator.”
Haja Coração será reprisada… Qual é a importância dessa trama em sua carreira?
“Em ‘Haja Coração’ tive a oportunidade de viver uma personagem maravilhosa, exuberante, tragicômica que estava instalada num núcleo muito divertido da novela ao lado de atores extraordinários. A nossa troca em cena era uma diversão.
Essa maluquice alegre e exagerada da personagem atravessou as telas e chamou muito atenção do grande público. As pessoas não esquecem ‘Haja Coração’ e não esquecem Teodora e Fedora Abdalla. Sempre me reconhecem com um grande sorriso no rosto.”
Surpresa
A Teodora é uma personagem que iniciou a trama, com um tom meio que agridoce… Mas no final da trama, conquistou o coração do público.. Você ficou surpresa com essa virada dela?
“Bastante surpresa e feliz.”
Na sinopse, sua personagem morreria na trama… Mas com o seu talento, você arrebatou o coração do público, e, a Teodora voltou .. Você imaginava isso?
“Não imaginava. Fiquei muito comovida e grata, realmente eu não esperava a campanha do público pela volta dela. Teodora Abdalla ganhou até um spin off no Globoplay, contando o que aconteceu com ela durante o tempo em que esteve desaparecida. Recebi tudo isso como uma grande dádiva.”
Quem é a Grace Gianoukas?
“Estou tentando descobrir até hoje, mas já sei algumas coisas: sou mulher, mãe, atriz, dona de casa, gaúcha e inadequada.”
Qual é o seu maior sonho?
“Ter muitos contratos para oferecer meu trabalho de atriz, autora e diretora de atores.”
O que tira você do sério?
“Destruição da natureza, desrespeito à outras culturas, extermínio dos povos indígenas, seus territórios e da vida silvestre.”
Se você pudesse deixar uma mensagem para a posteridade… Qual a mensagem você deixar?
“Não somos donos do planeta, somos apenas hóspedes. O ser humano não domina a natureza, está submetido a ela, interage com tudo que nela vive, portanto todas as suas atitudes geram consequências. Evite ser uma célula cancerígena na Terra.”
Qual é o mundo que você sonha para a humanidade?
“Gostaria de viver num mundo onde nós fossemos cidadãos e não reféns dos malucos no poder e das grandes corporações. Um lugar onde o conhecimento não fosse interpretado como moeda e sim como uma dádiva pra ser compartilhada com toda a humanidade. Acho que assim teríamos todos as mesmas oportunidades de sobreviver com dignidade.”
*Entrevista realizada pelo jornalista André Romano.