
Na reta final, Laços de Família concentra sua narrativa no drama de Helena (Vera Fischer), que abre mão do relacionamento com Miguel (Tony Ramos) para engravidar de Pedro (José Mayer) e salvar a vida de Camila (Carolina Dieckmann). Paralelamente, Capitu (Giovanna Antonelli) enfrenta um calvário para ficar com Fred (Luigi Baricelli).
Veja também:
Enquanto isso, os demais personagens assistem a tudo em “banho maria”. São vários os tipos da trama de Manoel Carlos que começaram a obra com muita importância, mas vão perdendo fôlego no decorrer dos capítulos. Um dos casos mais emblemáticos é Ciça (Julia Feldens), que começa a história na cola de Edu (Reynaldo Gianecchini), mas termina a trama resmungando pelos cantos.
Intrometida, inconveniente e, por isso mesmo, divertida, Ciça deu visibilidade ao ótimo trabalho da sumida Julia Feldens. Carismática, ela levou o tipo chato com competência. Mas isso não impediu que a personagem ficasse sem função no decorrer da trama. Ao desistir de Edu, ela simplesmente fica sem trama, e aparece apenas reclamando que não tem um namorado.
Justiça seja feita, em muitos momentos Ciça surge como um apoio importante para Miguel. Foram várias as sequências de desabafos, brigas e fortes emoções, nas quais Julia Feldens e Tony Ramos brilharam. Exatamente por isso, Ciça merecia mais. É uma pena que uma personagem tão promissora se torne apenas uma orelha na reta final.
Algo parecido acontece com Paulo (Flavio Silvino), seu irmão. Quando a novela começa, o rapaz emociona com sua história de superação. Além disso, seu envolvimento com Capitu o coloca numa posição de destaque dentro da trama. Mas, ao desistir da moça, Paulo acaba desaparecendo. Engatou um romance com a fisioterapeuta Isabel (Cynthia Benini) e ficou por isso mesmo.
Protagonista
No entanto, o caso que mais chama a atenção é o de Edu. Um dos protagonistas da história, o médico perde muito espaço na reta final da novela. Com a doença de Camila, o personagem se torna praticamente um coadjuvante de luxo.
Numa obra aberta (e longa) como Laços de Família, é normal que alguns personagens de destaque ganhem mais espaço em detrimento a outros. Mesmo assim, é interessante perceber que tipos que começaram promissores cheguem ao fim da novela sem uma história para chamar de sua.
*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.