
Mania de Você estreou apresentando um quadrado amoroso cheio de nuances, com direito a troca-troca de casais e um festival de “shipps”. Mas o romance que boa parte do público quer mesmo ver na trama ainda não aconteceu. A tirar pela repercussão nas redes sociais e por algumas insinuações na novela, o grande casal que a audiência gostaria de acompanhar é Luma (Agatha Moreira) e Viola (Gabz).
Veja também:
Mas, será que isso é possível? Um casal lésbico como protagonista de novela das nove da Globo? Se dependesse do público da internet, talvez sim. No entanto, diante do atual cenário de vetos promovidos pelo alto escalão da emissora na trama, a possibilidade se torna remota.
Ainda assim, quem acompanha Mania de Você segue enxergando sugestões lésbicas, com direito a uma suposta tensão sexual nas cenas da dupla feminina. Além disso, internautas apontam uma “química romântica absurda” entre as protagonistas e adorariam ver o romance acontecer.
“Seria muito melhor se Luma e Viola fossem um casal. Feitas uma para a outra”, “Luma e Viola tem muito mais química que qualquer outro casal nessa novela sério eu não consigo aceitar”, “Os olhares das duas exalam paixão” e “O tanto que essa novela escalonaria teria pico de audiência extrapolaria em sucesso se Luma e Viola virassem casal”, são alguns comentários populares nas redes sociais.
Vale lembrar que, embora haja apelo popular, recentemente, em Vai na Fé (2023), o casal lésbico vivido por Regiane Alves e Priscila Steinman sofreu diversos boicotes por parte da própria emissora e até alguns selinhos entre as personagens Clara e Helena foram suprimidos. O case torna tudo ainda mais difícil para quem quer Luma e Viola juntas em Mania de Você.
No entanto, um contraponto interessante é o casal Kelmiro de Terra e Paixão (2023). Diferente de Clarena, Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) roubaram a cena e, por muitas vezes, o protagonismo da novela nove – com direito a muitos beijos de língua e até casamento, um ponto fora da curva em um passado recente.
Por isso, ainda há alguma esperança para Mania de Você. Até porque a narrativa da atual novela das nove abre brechas para um desenvolvimento romântico às suas protagonistas. Por trás da rivalidade feminina e da obsessão de uma pela outra, quem sabe, não exista uma paixão encubada para surpreender o telespectador e revolucionar a teledramaturgia brasileira com o primeiro casal homoafetivo protagonizando um folhetim?
Seria um caminho inédito com muitas possibilidades de desenvolvimento. Contudo, um fato que pesa contra esta ideia é justamente o histórico do autor de Mania de Você, João Emanuel Carneiro, é conhecido pela baixa representatividade LGBTQIA+ em suas obras. Todas as vezes em que planejou um casal homossexual, João acabou promovendo uma espécie de “cura gay” nas histórias e já admitiu publicamente a quase nula contribuição para a retratação desses amores na telinha.
Assim, ao apostar em um suposto romance de Luma e Viola, o autor promoveria um divisor de águas não apenas na teledramaturgia nacional, mas também em sua carreira.
Será?