UÉ?

Globo exibe em Alma Gêmea o que cortou em Mania de Você

Dá pra explicar? Entenda a ação contraditória da emissora

Publicado em 30/09/2024

A TV Globo entrou em contradição nos últimos dias ao exibir na reprise de Alma Gêmea uma cena semelhante à que cortou em Mania de Você. É que a emissora levou ao ar uma sequência de tapa no Vale a Pena Ver de Novo na mesma semana em que mandou retirar trecho parecido da novela das nove ao subir o capítulo para o Globoplay.

Em relação à Alma Gêmea, a exibição da cena por si só já foi surpreendente. Isso porque que o canal costuma cortar sequências de agressões a mulheres nas reprises da tarde, mas na trama de Walcyr Carrasco isso não aconteceu.

No trecho levado ao ar sem edições, Cristina (Flávia Alessandra) mostra para Rafael (Eduardo Moscovis) que transformou todos os vestidos de Luna (Liliana Castro) em trapos, após cortá-los. Furioso com a atitude da esposa, o botânico então dá um tapa bem forte em seu rosto.

A exibição do momento, que consiste na agressão a uma mulher de forma gratuita, impressionou quem acompanha o folhetim – já que em casos mais recentes e nem tão recentes assim a tesoura “comeu solta”.

Por exemplo…

Durante a reprise de O Clone em 2021 na mesma faixa, a TV Globo cortou toda a sequência final do primeiro capítulo, quando Sid Ali (Stênio Garcia) dá um tapa em Jade (Giovanna Antonelli) porque Lucas (Murilo Benício) a viu dançando em trajes “inadequados”. Este era o gancho original do episódio de estreia, mas sequer passou no repeteco.

Em 2023, ainda no Vale a Pena Ver de Novo, o momento em que Carlão (Marcos Caruso) dá uma surra na filha Doris (Regiane Alves) também foi suprimido pela edição. A cena em que o pai, cansado das maldades da filha, resolve “corrigi-la” foi levada ao ar de forma mais sutil e com trechos cortados.

Dá pra explicar?

Já em 2024 o tapa de Cristina em Alma Gêmea passou completo, poucos dias depois que a TV Globo retirou de Mania de Você o tapa que Ísis (Mariana Ximenes) deu no amante Guga (Allan Souza Lima). No caso da novela das nove, a sequência tinha apelo sexual e não de agressão. Além disso, o momento foi ao ar durante a exibição da trama na TV aberta, mas retirado no Globoplay.

Será que alguém da alta cúpula achou “pesado” demais? É aí que a emissora entra em contradição absoluta. Embora as duas sequências tenham conotações completamente diferentes, trata-se da mesma ação: um tapa.

Enquanto exibe um tapa violento de um homem contra uma mulher à tarde na reprise do Vale a Pena Ver de Novo, a Globo retira da novela das nove no streaming uma cena de tapa que uma mulher deu em um homem com intenção sexual e já exibida na TV aberta.

Qual o sentido? O que está acontecendo com a TV Globo?

Procurada pela Folha de São Paulo para explicar a diferença entre o capítulo exibido na TV e o disponibilizado no Globoplay, a emissora afirmou que o erro se deu “por uma questão técnica”.

“Uma versão não finalizada, diferente da que foi ao ar na TV Globo, acabou sendo disponibilizada no Globoplay”, declarou o canal à coluna Gabriel Vaquer.

No entanto, segundo o colunista, a cena não era para ter sido exibida nem mesmo na TV aberta, pois seu corte já havia sido solicitado. No entanto, por algum erro da equipe, o material sem edições acabou indo ao ar.