Entrevista

Letícia de A Desalmada, estrela mexicana Marlene Favela revela: “Adoraria gravar uma novela brasileira”

A estrela mexicana brilha na novela do SBT e relembra passagens curiosas de sua vitoriosa carreira de atriz

Publicado em 22/10/2022

Intérprete de Letícia, mãe do mocinho Rafael (José Ron) e esposa do vilão Otávio (Eduardo Santamarina) em A Desalmada, cartaz do começo da noite no SBT, a atriz mexicana Marlene Favela já esteve no Brasil, em São Paulo, e sonha em conhecer o Rio de Janeiro.

Fã das novelas brasileiras, adorou assistir O Clone (2001) e, inclusive, foi convidada para gravar a versão hispana produzida pela Telemundo. E ficou muito triste de não participar porque já estava em outros projetos. “Adoraria gravar uma novela brasileira porque os personagens são reais e as histórias são maravilhosas” admite.

“Os brasileiros são uma força muito poderosa no mundo da televisão, quando você toca o coração dos brasileiros já virou sucesso”, elogia a mexicana, que saiu da novela No Limite da Paixão às pressas para protagonizar a novela Gata Selvagem (2002), que a transformou em estrela internacional.

Marlene trabalhou com os atores Fernando Colunga, Susana González e Jorge Salinas na novela Paixão e Poder (2015). Sua personagem era uma vilã e a história teve uma reviravolta, porque o público escolheu o destino dos personagens. A trama teve um final diferente, os vilões interpretados por Fernando Colunga e Marlene terminaram sendo os mocinhos da história.

Todos os personagens foram muito importantes na carreira dela. Depois de anos ela voltou às telinhas, esteve ausente por causa do casamento e da maternidade. Atualmente ela está no ar pelo SBT com a novela A Desalmada, do produtor José Alberto Castro, que termina nesta segunda-feira (24).

Marlene Favela e Marjorie de Sousa na novela A Desalmada

Na entrevista a seguir a estrela mexicana declarou: “Adorei fazer todas essas novelas, mas gravar Zorro foi um desafio muito grande para mim, três empresas poderosas como Sony, Telemundo e Televisa se juntaram para produzir essa novela de época”. Ela interpretou a protagonista Esmeralda, e foi uma novela inesquecível para ela. Confira a entrevista!

RODRIGO CERIBELLI: Em Gata Selvagem você dividiu a cena com Marjorie de Sousa. E agora estão juntas em “A Desalmada”; como foi esse reencontro depois de anos?

MARLENE FAVELA: Nós começamos trabalhar juntas em Gata Selvagem e por coincidência estamos em mais uma nova novela e com os mesmos personagens. Ela faz a vilã (Júlia) e eu vivo uma personagem boa, a Letícia. Gravamos três novelas juntas: Gata Selvagem, Coração Apaixonado e A Desalmada. Acredito que fazemos muito sucesso fazendo esses papéis juntas.

Temos uma amizade muito bonita e a admiração é mútua, acredito que juntas sempre sai alguma coisa poderosa.

RC: Como você foi escolhida para protagonizar a novela Gata Selvagem (disponível no streaming VIX Brasil)?

MF: Estava gravando a novela No Limite da Paixão, um dia um produtor me chamou para conversar e achei que tinha feito alguma coisa errada… (risos)

Ele me disse que iriam matar a minha personagem na novela, e fiquei sem entender o motivo, logo me explicou que tinha sido escolhida para protagonizar Gata Selvagem em Miami, fiquei muito surpresa. Foi um desafio para mim, morar um ano fora do México, fechar a minha casa e ainda ir morar num país que não falava o seu idioma.

Marlene Favela e Mario Cimarro são os protagonistas de Gata Selvagem
Marlene Favela e Mario Cimarro são os protagonistas de Gata Selvagem (Reprodução)

RC: A novela Rubi (2004) foi reprisada vezes aqui no Brasil. Você se lembra de alguma curiosidade das gravações?

MF: Sim, tenho uma curiosidade. Na cena da morte da minha personagem Sônia, que gravamos em Cancún, chegamos muito cedo para fazer a sequência e, na ponte de cristal, onde ela morre, fizeram uma ponte falsa de açúcar para a dublê não se machucar. Quando a dublê caiu, o açúcar acabou cortando-a. Todos nós nos assustamos, nunca tinha acontecido, porque todos são muito profissionais.

RC: Como foi a sua infância e com quantos anos você começou a sua carreira?

MF: Sou de uma família normal, sonhava em ser política para ajudar a população e foi a vida que me levou para o mundo artístico, porque mudei para a capital para estudar Direito. Não pude estudar, e por coincidência comecei a trabalhar numa agência de modelos cuja dona é a mãe da atriz Eisa González (Nikki de Amores Verdadeiros), e logo fui convidada para trabalhar na Televisa. Foi uma surpresa: “Como? Vou ser atriz?” (risos)

Comecei a trabalhar como atriz e tudo aconteceu de uma forma muito bonita e abençoada, acredito que encontrei as pessoas certas na minha vida. Já realizei 26 novelas, entre elas A Desalmada, Gata Selvagem e Rubi, exibidas no Brasil.

Alberto Estrella e Marlene Favela na novela A Desalmada