O seriado mexicano Chaves foi criado e interpretado por Roberto Gómez Bolaños, os episódios da turma da vila fizeram sucesso em todo o mundo – principalmente na América Latina e no Brasil.
Veja também:
Para celebrar este marco, a “O Cosmonauta Produções” em parceria com a “Audiovisual E/V Produções” criaram o ‘‘Documentário – 50 anos de Chaves’’, que conta as histórias por trás do seriado e a amizade entre membros do elenco.
O documentário está sendo exibido desde o dia 06 de abril de 2022, com exclusividade pelos canais da Jovem Pan no Youtube e pelo serviço de streaming Panflix.
A produção é resultado de um ano e meio de pesquisas em livros, gravações audiovisuais e documentos sobre a vida de Bolaños antes de criar o menino do barril – até o sucesso da trupe por vários países do mundo. O documentário tem a direção de Mateus Pinheiro e Enivander Vandinho.
De acordo com a equipe do documentário, a produção é um presente não apenas para os fãs, mas, também, para o público em geral. “Nós acompanhamos o seriado Chaves desde que éramos crianças, nós crescemos assistindo, aprendendo, admirando e amando a série”. O especial 50 anos de Chaves é um documentário feito de fã para fã, para quem passou a infância inteira junto com essa obra atemporal, mas – ao mesmo tempo – também é para quem não conhece muito da série e/ou não teve a oportunidade de descobrir o que realmente é o seriado Chaves.
Participam do documentário 50 anos de Chaves os atores do seriado: Carlos Villagrán (interprete do Kiko); María Antonieta de Las Nieves ( interprete da Chiquinha e Dona Neves); Edgar Vivar ( interprete do Senhor Barriga e Nhonho ); Ricardo de Pascual ( interprete do Senhor Furtado e um dos diretores dos programas do Chespirito ) e Rosita Bouchot ( interprete da 2º Paty ). Também tem a participação especial dos filhos do Seu Madruga (Esteban Valdés e Carmen Valdés ). Uma curiosidade que o filho do Seu Madruga – Esteban Valdés – nos conta no documentário 50 anos de Chaves é que ele já participou, nos anos 80, de um filme com o Ringo Starr dos Beatles!
O documentário também conta com entrevistas dos dubladores originais da série de 1984 – ano em que o seriado Chaves chegou ao Brasil – são eles: Carlos Seidl ( Seu Madruga ), Sandra Mara ( Chiquinha e Dona Neves ), Cecília Lemes ( Paty e depois virou a 2º dubladora da Chiquinha e Dona Neves ), Marta Volpiani ( Dubladora da Dona Florinda e Pópis ) e do atual dublador do Senhor Barriga – Nhonho e Carteiro Jaiminho, Gustavo Berriel.
O público também poderá conferir depoimentos de celebridades brasileiras que cresceram acompanhando o seriado mexicano. Por exemplo, participam atores, cantores, apresentadores, jogadores de futebol, artistas do stand up, personalidades das redes sociais ( Instagram, Tik Tok, Facebook, Twitter), Youtubers, Streamers, Podcasters, entre outros artistas. São fãs-famosos que falam da influência do seriado Chaves em suas vidas e carreiras.
O documentário 50 anos de Chaves apresenta ao público tudo o que o Roberto Gómez Bolaños mais destacou quando criou o seriado e que priorizou em toda a sua vida: “Eu quero que seja um programa para todos os públicos e atemporal”. Por isso, ele é recheado de histórias inerentes ao passado e, ao mesmo tempo, novas histórias sobre o fenômeno mundial que começou no México nos anos 70 e que depois de 50 anos ainda é sucesso no mundo todo.