
A Globo marcou para 19 de outubro o encerramento da atual temporada do Profissão Repórter. Dessa maneira. o jornalístico de Caco Barcellos irá se despedir na mesma noite do The Masked Singer, reality apresentado por Ivete Sangalo.
Veja também:
A exibição de um terceiro programa na linha de shows empurra o Jornal da Globo madrugada adentro. Às terças, Renata Lo Prete não costuma desejar seu boa noite antes de 1h da manhã. Como o tempo de arte do The Voice Brasil também é longo, o horário de início deve sofrer uma alteração pouco significativa. Todavia, o JG corria o risco de entrar ainda mais tarde caso o Profissão fosse mantido.
Horário ingrato
Os elogios ao trabalho da equipe do Profissão Repórter são quase que proporcionais às críticas ao horário ingrato em que o programa é exibido. Na contramão do Globo Repórter, que, nos últimos anos tem dado preferência a pautas soft news, o Profissão Repórter tem no jornalismo investigativo um de seus pilares.
Não é raro que o programa nostre a crueza da realidade, mas sem apelar para o sensacionalismo. Tamanho cuidado acaba sensibilizando quem está em casa. Neste ano, após uma das edições destacar as dificuldades das famílias que dependiam do auxílio emergencial para a sua sobrevivência, o DJ Alok pediu, publicamente, os contatos dos personagens mostrados no programa.
Ao celebrar 15 anos, constata-se que a repercussão da atração é mais do que justa. Falta à Globo a ousadia de realocar o jornalístico para uma faixa de horário mais acessível. Ou será que a emissora não acredita no potencial de um de seus produtos mais aclamados pelo público?
Gostou deste texto? Siga-me no Twitter
Leia outros textos de autoria de Piero Vergílio