A Globo perdeu um capítulo de Alma Gêmea. E não é um capítulo qualquer. É o terceiro, que marca a estreia da protagonista, Priscila Fantin, como Serena. Para não prejudicar a reprise no Viva, iniciada nesta segunda-feira (31), o canal pago informou em suas redes sociais que o vídeo “não pôde ser resgatado da mídia original” e que precisou “recorrer a uma fonte alternativa”.
Veja também:
Imediatamente, telespectadores suspeitaram de que a Globo estaria se socorrendo com cópias que julga “piratas”, amplamente disponíveis na internet, mas com qualidade inferior. A coluna procurou a assessoria do Viva, que desmentiu a exibição de qualquer capítulo de Alma Gêmea extraído de plataformas de vídeos como YouTube e Dailymotion.
“O capítulo 3 de Alma Gêmea, que vai ao ar no Viva nesta quarta-feira e está disponível no Globoplay a partir de hoje, segunda-feira, não pôde ser resgatado da mídia original. O canal recorreu a uma versão de menor qualidade do próprio acervo. Com isso, a qualidade da imagem foi afetada e apresenta diferenças em relação aos demais capítulos da novela”, informou o Viva, por meio de seu departamento de comunicação.
A coluna assistiu ao terceiro capítulo de Alma Gêmea e notou uma diferença mínima na qualidade da imagem em relação aos outros cinco episódios disponíveis no Globoplay (e que serão exibidos nesta semana na TV por assinatura). A imagem que abre esta reportagem, aliás, foi capturada da “fonte alternativa” da Globo.
O vídeo defeituoso aparece “esticado”, padrão adotado pelo Viva para encaixar na resolução 16:9 novelas gravadas com a proporção 4:3, antes da alta definição. Esta edição recebe críticas de muitos telespectadores por distorcer os rostos dos personagens. Os demais capítulos presentes na plataforma de streaming da Globo respeitam a resolução original (4:3).
Compare a qualidade da imagem do terceiro capítulo e a mesma cena no início do quarto capítulo de Alma Gêmea:
Siga o colunista no Twitter e no Instagram.