Em sua pior crise, o SBT ganhou um presentão do Corinthians. Eliminado da Copa Libertadores da América, transmitida pela Globo, o clube arrasa-quarteirão de audiência na TV conquistou a chance de disputar a Copa Sul-Americana. Na última terça-feira (11), a vitória do time paulista tirou a rede de Silvio Santos da lama.
Veja também:
Segundo dados consolidados do Kantar Ibope, aos quais a coluna teve acesso, a partida entre Corinthians e Universitario (PER) registrou 8,7 pontos na Grande São Paulo, recorde de audiência da Sul-Americana no SBT e índice 38% superior ao de São Paulo x Tigre (ARG). De 100 televisores ligados, 15 estavam sintonizados no futebol.
Com reservas, o Corinthians ainda beliscou a Globo e tomou a liderança durante quatro minutos, sendo três consecutivos, contra o último capítulo da série Aruanas. Às 23h10, logo após o gol de Felipe Augusto, o SBT atingiu o maior pico do dia: 10,5 pontos. Cada ponto equivale a 76.953 domicílios ou 206.674 telespectadores na Grande São Paulo.
O Corinthians se tornou a “tábua de salvação” do SBT, que tem se distanciado da Record e brigado com a Band pela manutenção do segundo lugar no ranking. A Copa Sul-Americana rendeu à rede de Silvio Santos 40% mais audiência do que o canal do bispo Edir Macedo. O jogo alcançou 1,4 milhão de residências e 1,8 milhão de espectadores.
Com mais um jogo do Corinthians garantido (a volta contra o Universitario, no Peru), o SBT aposta todas as suas fichas no futebol inesperado (já que a eliminação do time paulista na Libertadores era improvável) para, em julho, interromper a queda vertiginosa da média mensal de audiência em 2023.
Siga o colunista no Twitter e no Instagram.