Evangelização

Terra e Paixão cancela trama lésbica, diz atriz; em 2023, Globo cortou histórias gays de três novelas

Além da produção das 21h, emissora suprimiu homossexuais em Amor Perfeito e Vai na Fé

Publicado em 20/11/2023

Quem assiste a Terra e Paixão já percebeu que o casal lésbico formado por Mara (Renata Gaspar) e Menah (Camilla Damião) sumiu da novela das nove da Globo. E não voltará. Nesta segunda-feira (20), em desabafo publicado em sua rede social, Renata revelou que não a trama homossexual não existirá mais.

“Amores, Mara e Menah não terão mais trama na novela. Acho que quando tudo acabar falaremos mais do que passamos. Mas é isso, viramos as tias, que ficam de fundo na festa e ninguém pergunta sobre sua história pois não querem saber. ‘É aquela tia que vive com a amiga dela'”, escreveu a atriz no Twitter (atual X).

Renata Gaspar recebeu o carinho de telespectadores da novela, fãs do casal “Menarah” (como o ‘ship’ foi batizado) e de amigos famosos como Marcelo Adnet (com quem trabalhou, entre outros projetos, no humorístico Tá no Ar).

“Obrigada pelo carinho e vamos até o fim naturalizar da forma que pudermos pois amamos as personagens e esse encontro. E sabemos o quão importante e representativo isso é para todo o Brasil. Podem desistir, mas nós jamais desistiremos”, complementou a atriz.

Este é o terceiro corte de uma história homossexual realizado pela Globo em suas novelas apenas neste ano. A “evangelização” atinge todas as faixas. Em Amor Perfeito, trama das seis, Érico (Carmo Dalla Vecchia) era homossexual, mas terminou casado com Verônica (Ana Cecília Costa). Vai na Fé, às sete, censurou beijos e demonstrações físicas de afeto entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman).

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.