
Sinônimos, sucesso de Chitãozinho & Xororó, embala a abertura de Terra e Paixão, nova novela das nove da Globo, desta vez em parceria com Ana Castela, cantora sertaneja mais ouvida da atualidade. Sabia que a música quase foi parar nas mãos, ou melhor, nas vozes de outra dupla?
Veja também:
Ana Castela era apenas um bebê quando Chitãozinho & Xororó lançou Sinônimos como primeiro single do álbum Aqui o Sistema É Bruto (2004). A canção original contou com a participação de Zé Ramalho, mas na regravação o próprio Chitãozinho interpretou os versos em tom grave do veterano da MPB.
A revelação sertaneja, por sua vez, conecta a música de quase 20 anos à nova geração e contribui com seus já conhecidos agudos, especialmente no refrão. Chitão, Xororó e Ana Castela comentam a nova versão no vídeo abaixo:
Mas quem iria gravar Sinônimos? A música parece não combinar com outro artista senão Chitãozinho & Xororó, mas em 2003 foi oferecida a Zezé Di Camargo & Luciano, parceiros da dupla no projeto Amigos.
Zezé revelou a história no programa Altas Horas de 9 de agosto de 2019, que reuniu todos os integrantes do Amigos, incluindo o cantor Leonardo. Segundo o irmão de Luciano, a canção chegou pelas mãos de Cesar Augusto, produtor da dupla e compositor de Sinônimos.
“A gente estava terminando de mixar o disco. A música é do nosso produtor, Cesar Augusto, com o Claudio Noam. Eles nos mostraram e eu falei: ‘Essa música é boa demais, mas estou com o disco pronto’. Passaram uns 3, 4 meses, falaram: ‘Lembra aquela música? Vou mostrar para Chitãozinho & Xororó’. Eu: ‘Pô, demorou!’. Eles gravaram e estourou”, contou Zezé a Serginho Groisman.
Os “dois filhos de Francisco”, que poderiam se chatear por terem perdido um sucesso, encara a situação de outra forma e valoriza a gravação de Chitão e Xororó.
“Sempre falo que a música tem endereço. De repente com a gente… não, tenho certeza de que Sinônimos não teria acontecido como aconteceu com Chitãozinho & Xororó”, opinou Luciano.
Siga o colunista no Twitter e no Instagram.