Depois de 11 anos, o público poderá assistir a uma premiação musical na TV aberta. O Prêmio Multishow, produzido desde 1994 (com diferentes nomes e formatos), irá ao ar pela primeira vez na Globo, na noite desta terça-feira (7). O último evento semelhante exibido gratuitamente na televisão havia sido o VMB (Video Music Brasil), em clima de despedida com o fim iminente da MTV.
Veja também:
Embora seja mais antigo do que o VMB, o Prêmio Multishow jamais conseguiu ter a relevância do VMB, justamente por passar apenas na TV paga, inacessível para a maioria dos brasileiros. Por outro lado, a versão brasileira do VMAs (Video Music Awards) ditou tendências e impulsionou o mercado audiovisual. A premiação tirava a MTV do traço e atingia cinco pontos de audiência.
No VMB, Marcos Mion estreou para uma plateia (em 2001, antes de apresentar programas de auditório). Marisa Orth, Pedro Cardoso, Fernanda Lima e Selton Mello, entre outros artistas, passaram pelo comando da atração, que durou 18 anos. A última foi ao ar em 2012, um ano antes da extinção da MTV Brasil.
Desde então, a Paramount (atual controladora da marca MTV) não lançou um novo VMB e o streaming dominou a indústria fonográfica. A maior parcela da população não pôde ver Anitta, Ludmilla, IZA, Gloria Groove e Marília Mendonça, entre outros talentos da última década, enfileirando troféus em suas prateleiras, já que o Prêmio Multishow reinou sozinho na TV por assinatura. A televisão aberta se restringiu ao Melhores do Ano, na Globo, e Troféu Imprensa, no SBT, com poucas categorias musicais.
Como foi o VMB 2012
E quem a TV aberta premiou em 2012? Gaby Amarantos foi a grande vencedora do último VMB, campeã nas categorias Artista do Ano, Artista Feminina e Melhor Capa. Racionais MC’s (na única categoria para clipes), Emicida, Criolo e Projota (Artista Revelação) também foram premiados.
Alvos no início do ódio nas redes sociais, Restart faturou seu último prêmio no VMB 2012 (Hit do Ano), depois de ter abocanhado cinco troféus em 2010. Nas duas edições (e em 2011, quando só anunciaram uma categoria), a banda foi vaiada, mas respondeu os “haters” à altura:
“E aí, galera! Podem vaiar, não tem problema! Vocês são livres para gostar do que quiserem! Queria dizer que a gente veio aqui sem humilhar ninguém, sem menosprezar o trabalho de ninguém, e muito obrigado aos nossos fãs! É mérito deles que votaram para caramba!”, disse Pe Lanza. “Esse aqui é o nosso sexto prêmio, nossa terceira ou quarta vez. A gente nunca precisou desrespeitar, vaiar nem xingar ninguém para estar aqui. Quero agradecer às nossas famílais, aos nossos empresários…”, continuou Pe Lu. “E principalmente aos nossos fãs que votaram muito! E a gente conseguiu ganhar mais um!”, complementou Koba.
Apresentadora do Prêmio Multishow 2023, Tatá Werneck anunciou a Aposta do Ano no VMB 2012 interpretando a desbocada Roxanne, e falou uma piada que jamais repetiria atualmente. “Fala das indicações”, orientou a voz de Paulinho Serra. “A indicação é não deixar a carteira perto do ConeCrew porque eles roubam”, retrucou ela, citando os rappers do ConeCrew Diretoria. Tatá chegou a ser vaiada.
Outro humorista que trocaria a MTV pela Globo, Marcelo Adnet apresentou o VMB 2012 apenas com a voz, imitando personalidades como Galvão Bueno e Silvio Santos. Na principal categoria da noite, Artista do Ano, ele deu as caras e ironizou os últimos suspiros da MTV, com menção venenosa ao Multishow.
“É uma honra muito grande para mim estar aqui encerrando essa emissora… digo, essa premiação […]. Uma premiação nesse dia em que a MTV vira Glob… Band! […] O que importa é que o VMB teve 10 atrações musicais diferentes. Ou seja, o VMB é que é, na verdade, um prêmio verdadeiramente multishows!”, brincou Adnet.
Até Neymar, então no Santos, apareceu para apresentar o último show da noite. Em um dos momentos mais insólitos de sua carreira como celebridade, o atual camisa 10 da Seleção Brasileira anunciou o Racionais MC’s. Confira a íntegra abaixo:
Siga o colunista no Twitter e no Instagram.