Apresentadora mais longeva do Saia Justa ao lado de Mônica Waldvogel, Astrid Fontenelle chocou o público do programa ao anunciar sua saída para se dedicar a outros projetos, incluindo uma atração inédita para o GNT em 2024. O tradicional debate entre mulheres, no ar há 21 anos na TV paga, tem mais uma chance de renovar seu elenco com uma apresentadora surpreendente, e a coluna escancara a torcida por Eliana.
Veja também:
Astrid, que liderou o quarteto do Saia Justa durante 11 temporadas, deixa a atração com Larissa Luz. Remanescentes para o próximo ano, Bela Gil e Gabriela Prioli são ótimas, mas não têm grife nem trajetória televisiva suficientes para encabeçar o debate.
A Globo pode encontrar alternativas caseiras para o carro-chefe do GNT. Fátima Bernardes, por exemplo, ficará ociosa após o fim do The Voice Brasil e da primeira temporada de Assim Como a Gente. Ana Clara já superou o rótulo de ex-BBB e virou queridinha da emissora. Maria Júlia Coutinho figurou no quarteto feminino em 2018 e tem alta popularidade.
Esta coluna, porém, acredita que nenhuma apresentadora global irá gerar o impacto que o Saia Justa merece após perder sua principal integrante. Nem Sabrina Sato, uma das maiores celebridades do Brasil, repercutiu como componente do programa e saiu menos de um ano depois. O público precisa de um choque, e a melhor opção seria alguém de fora.
Neste contexto, Eliana é a solução perfeita. Em agosto, quando foi emprestada ao Criança Esperança, a coluna recomendou à principal artista do SBT: “Quer crescer? Vá para a Globo, porque a Globo te quer”. Aclamada durante o show beneficente, ela dividiu o palco com Xuxa Meneghel e Angélica, na inédita reunião das loiras na TV. Além disso, encampou o discurso feminista (difundido toda semana no Saia Justa) ao extinguir qualquer suposta rivalidade entre as apresentadoras.
As três artistas seriam excelentes sucessoras de Astrid no Saia Justa, mas Eliana abre vantagem sobre as amigas no âmbito profissional. É a única com contrato fixo na televisão e lidera entre fãs no Instagram. O vínculo com o SBT é exclusivo apenas para TV aberta, possibilitando acordos com TV por assinatura e outras plataformas (tanto que em 2022 comandou um reality show na Netflix).
Leal a Silvio Santos, Eliana jamais toparia abandonar o canal por qualquer projeto, mas conciliar duas vitrines seria positivo para todas as partes envolvidas. Estagnada nos domingos, a apresentadora teria o chacoalhão que há tempos precisava na carreira em um projeto que não comprometeria sua agenda (já que o Saia Justa é transmitido ao vivo às quartas). O GNT iria atrair público novo. E o SBT divulgaria sua contratada na Globo.
Enquanto a Globo não define o novo elenco do Saia Justa, o público e esta coluna aproveita para especular. Depois do Criança Esperança, Eliana parece um sonho viável.
Siga o colunista no Twitter e no Instagram.
As informações e opiniões expressas nesta crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.