
Nesta quarta-feira (27), dia em que a Record completa 70 anos, um dos principais programas da história da emissora e da TV brasileira ganha uma montagem inédita no teatro. Família Trapo, humorístico líder de audiência entre os anos 60 e 70, será homenageado no Teatro Gazeta, em São Paulo, às 21h (compre seu ingresso neste link).
Veja também:
O tributo foi idealizado por Dalila de Nóbrega, neta de Carlos Alberto de Nóbrega, um dos criadores da Família Trapo original. A diretora, que em 2022 adaptou A Praça É Nossa com atores mirins no SBT, inaugurou este ano a Casa de Cultura Manoel de Nóbrega, em referência a seu bisavô, e lançou a Companhia Brasileira de Comédia, com novos talentos do humor.
A montagem teatral não será necessariamente uma nova versão da Família Trapo. Na peça, o elenco encenará a produção de um documentário sobre o humorístico, destacando sua relevância para a televisão, e em seguida dará vida a personagens clássicos como Bronco (Ronald Golias) aproveitando roteiros originais e algumas das poucas cenas disponíveis na internet (praticamente todo o acervo da série foi destruído em um incêndio).
No último final de semana, o ensaio de Família Trapo na Casa de Cultura contou com as presenças de Marcelo de Nóbrega, pai de Dalila e diretor de A Praça É Nossa, e de Carlos Alberto, que gargalhou e se emocionou ao ver Gustavo Ramos no papel de Bronco. “Está perfeito. Eu vi a alma do Golias em você”, elogiou o veterano abraçando o ator.
“Tive várias conversas com meu avô, que me contou bastidores e coisas que se eu não fosse neta dele jamais iria ter acesso. Isso deixou tanto eu quanto o elenco mais apaixonados ainda pela série. Acho que jamais seria possível reviver porque a Família Trapo foi aquilo, não tem como resgatar, nem refazer, o que foi foi e nunca vai ser igual. Decidimos fazer um documentário encenado. Vamos falar para o público a importância da Família Trapo, que foi um fenômeno na televisão e influência inegável para vários outros programas”, explica Dalila de Nóbrega à coluna.









Após a sessão única de Família Trapo, nesta quarta, Dalila de Nóbrega planeja uma temporada completa do espetáculo para 2024, além de outras peças inéditas.
Escrito originalmente por Carlos Alberto de Nóbrega e Jô Soares e dirigido por Manoel Carlos e Nilton Travesso, a sitcom da Record teve em seu elenco artistas como Ronald Golias, Renata Fronzi, Otello Zeloni, Cidinha Campos e Ricardo Corte Real. Exibida entre 1967 e 1971, inspirou programas como Sai de Baixo e Toma Lá Dá Cá, da Globo, e Meu Cunhado, do SBT.
Confira a ficha técnica completa da montagem inédita de Família Trapo:
Adaptação de roteiro, Texto original e Direção: Dalila de Nóbrega
Elenco:
Gustavo Ramos – Carlos Bronco Dinossauro
Mônica Mello – Helena Trapo
Lucival Almeida – Peppino Trapo
Gabriel Titte – Mordomo Gordon
Giovanna Valentino – Verinha Trapo
Carol Garcia – Sócrates Trapo
Gabriela Belluz – Miss Bonge
Thaís Moreira – Leia Pavão
Arthur Moreira – Stand-in
Siga o colunista no Twitter e no Instagram.