O Fantástico deste domingo atualizou Eva Byte, primeira apresentadora virtual da TV, para relembrar atrações dos anos 2000. Lançada em 2004, ela voltou repaginada, quase 20 anos mais velha, com auxílio de inteligência artificial. A voz da personagem, no entanto, é humana: Helen Britto, a “Eva Byte” de carne e osso que poucos conhecem. Os leitores desta coluna a conhecem, mas pela primeira vez seu rosto apareceu no programa da Globo.
Veja também:
Radialista e professora universitária, Helen foi entrevistada por este colunista em 2016, para recordar o trabalho pioneiro, e em 2021, na coluna, quando o Fantástico resgatou Eva Byte para comemorar 2.500 edições no ar. Desta vez, o convite partiu da emissora.
Em 2004, a Globo escalou para o projeto cerca de 15 profissionais liderados por Alexandre Arrabal, responsável pelo departamento de Artes do jornalismo da casa. Durante cinco anos, Helen emprestou sua voz e seus movimentos para o departamento de arte da Globo produzir as animações de Eva. Para a nova versão da apresentadora virtual, a jornalista apenas dublou sua personagem mais conhecida.
A boneca virtual chamou a atenção por se transformar conforme as reportagens que anunciava, porém perdeu espaço e saiu do ar, sem adeus, em 2009. A personagem é lembrada até hoje pela semelhança com jornalistas como Sandra Annenberg, Gloria Vanique e Renata Lo Prete, além da assistente virtual Lu, da rede de varejo Magazine Luiza.
À coluna, em setembro de 2021, Helen Britto afirmou que se orgulhava por ter sido apresentadora do Fantástico e diz que toparia reviver a boneca na Globo, embora reconheça ser pouco provável o retorno da personagem: “Hoje, para juntar aqueles profissionais, teria que ser um megaprojeto, Eva Byte com toda a família (risos). Acho que não vai acontecer, a não ser para um projeto pontual, para relembrar”.
Siga o colunista no Twitter e no Instagram.