Sem-noção

Em plena guerra, Programa Silvio Santos divulga sorteio de viagens para Israel e Palestina; SBT suspende merchan

Concurso bancado por patrocinador recebeu críticas de telespectadores

Publicado em 16/10/2023

Na guerra mais mortal na Faixa de Gaza, com mais de 4 mil vítimas até o momento (incluindo brasileiros), o último lugar para onde qualquer turista deseja viajar é Israel. Pois uma das maiores patrocinadoras da TV está divulgando em programas um sorteio com viagens justamente para… Israel e Palestina! No último domingo (16), o anúncio ocorreu no SBT. Seria falta de noção?

O concurso maluco, promovido pelo empresário Sidney Oliveira, foi anunciado durante o Programa Silvio Santos do último domingo (15) pela garota-propaganda Andrea Nóbrega, ao lado da apresentadora Patricia Abravanel (filha número 4 de Silvio Santos, que assumiu a atração após a aposentadoria extraoficial do pai).

Mecenas da TV, Sidney Oliveira veicula comerciais em todas as emissoras abertas e começou a sortear viagens para a Terra Santa em agosto. O roteiro inclui passeios por Tel Aviv, Haifa, Nazaré, Belém e Jerusalém, cidade sagrada disputada por israelenses e palestinos.

A coluna apurou que a ação de merchandising dentro do Programa Silvio Santos foi gravada em 26 de setembro, 11 dias antes do início dos ataques do Hamas em Israel. Portanto, houve tempo hábil para excluir o concurso, o que não ocorreu e gerou justas críticas de telespectadores pelo péssimo momento para a divulgação.

De acordo com o regulamento consultado pela coluna, as seis viagens oferecidas para Israel e Palestina ocorrerão entre 3 e 15 de maio de 2024, ou seja, daqui sete meses. Até lá, a guerra poderá se encerrar, diminuir ou piorar. É impossível garantir a segurança dos vencedores durante a excursão. Ainda dá tempo de cancelar os merchans.

E a crítica surtiu efeito. Na tarde desta segunda, após a publicação deste texto, a assessoria de imprensa do SBT informou à coluna que a emissora acordou com o cliente a suspensão do merchandising.

Assista:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.