Eleições 2022

Elenco de Poliana Moça se opõe ao SBT e declara voto em Lula contra Bolsonaro; veja vídeo

Atores aderem à campanha "Vira Voto" para eleger candidato do PT já no primeiro turno

Publicado em 30/09/2022

A campanha pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno da eleição presidencial ganhou adeptos em uma das emissoras apoiadoras de Jair Bolsonaro. Parte do elenco de Poliana Moça, novela infantojuvenil do SBT, “fez o L” em vídeo pedindo para seguidores indecisos eleitores de outros candidatos votarem no candidato do PT para tirar o atual presidente do poder já neste domingo (2).

Participaram da campanha 18 atores e atrizes de As Aventuras de Poliana e Poliana Moça: Otávio Martins (Roger), Maria Gal (Gleyce), Letícia Cannavale (Claudia), Junno Andrade (Renato), Clarisse Abujamra (Glória), Vitor Britto (Jeferson), Dani Paschoal (Joana), Emilio Farias (Iuri), Jitman Vibranovski (Antônio), Rafaela Ferreira (Nanci), Pedro Lemos (Waldisney), Humberto Morais (Formiga), Thiago Franzé (André), Marcello Airoldi (Davi), Lisandra Cortez (Débora), Letícia Tomazella (Arlete), Bel Moreira (Raquel) e Marat Descartes (Durval).

No elenco e na equipe técnica, no entanto, há bem mais do que 18 apoiadores de Lula. Praticamente todos votarão no PT ou em Ciro Gomes (PDT). Uma das vozes dissonantes é Myrian Rios (Ruth Goulart), que logo após ver seus colegas fazerem campanha pelo ex-presidente compartilhou um vídeo do senador Flávio Bolsonaro com mentiras a respeito do programa de governo petista e um post elogiando o figurino da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, no funeral da rainha Elizabeth II, usado por Bolsonaro para fins eleitoreiros.

Os artistas publicaram o material nas redes sociais na noite da última quinta-feira (29), durante o último debate com os candidatos à Presidência, na Globo. Alguns sofreram ataques de seguidores bolsonaristas. Outros precisaram limitar os comentários para não receber xingamentos e ameaças.

Os trechos foram captados na última semana, e a coluna apurou que o elenco pretendia manifestar apoio a Lula dias antes do debate global. Entretanto, os planos foram adiados porque Silvia Abravanel tietou Jair Bolsonaro no SBT e postou a foto no Instagram com o lema fascista “Deus, Pátria e Família” (slogan da Ação Integralista Brasileira, movimento de extrema-direita no Brasil nos anos 1930).

Alguns atores chegaram a se manifestar imediatamente a favor de Lula, mas o vídeo reunindo todos os adeptos foi adiado para não parecer uma afronta à herdeira do SBT. Autora de Poliana Moça, Íris Abravanel também é bolsonarista e participou de uma “live de Páscoa” com o presidente. Patricia Abravanel, por sua vez, é mulher do ministro das Comunicações, Fabio Faria, que, segundo Bolsonaro, só está no cargo por ser genro de Silvio Santos.

Esta não é a primeira vez que o elenco de Poliana Moça afronta a chefia do SBT. Em As Aventuras de Poliana, os artistas impediram que a emissora proibisse manifestações políticas. Na época, o setor cultural se opunha ao então presidente Michel Temer e à prisão de Lula, posteriormente anulada. O vídeo pró-Lula só foi possível pela alteração no contrato que previa esta censura.

Em maio deste ano, eles se rebelaram contra o fim dos testes de Covid-19. O pânico se instaurou durante as gravações porque atores infectados ou com suspeita de coronavírus gravaram normalmente. Após um abaixo-assinado e a pressão do SATED-SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo), o SBT retomou o uso obrigatório de máscaras, o que minimizou os danos provocados pela doença.

Veja o posicionamento de parte do elenco de Poliana Moça a favor de Lula:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.