
O SBT oficializou a compra da Copa América, que começa em junho, e já mandou para o aquecimento seu mascote esportivo mais famoso. O Amarelinho, símbolo das transmissões de futebol da emissora nos anos 90, deverá retornar à programação para alegrar os telespectadores saudosistas.
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A rede de Silvio Santos pagou R$ 415 para cadastrar a marca “Amarelinho, Torcedor SBT!” junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), procedimento padrão das emissoras para utilizar nomes de programas, quadros e outras atrações sem o risco de ser copiado ou perder títulos importantes. O depósito foi efetuado em abril, e o registro consta na Revista da Propriedade Intelectual publicada nesta terça-feira (4).
A coluna apurou com um alto executivo do SBT que o cadastro foi efetuado para assegurar o uso da marca e impedir que algum concorrente tome para si os direitos do Amarelinho, sugerindo que a emissora ainda tem planos para o mascote.
Segundo o registro no INPI, o SBT pretende usar o novo Amarelinho em “serviços de narração e produção de programas de diversão, esportivos e culturais, para serem veiculados através de televisão, rádio e/ou qualquer meio de comunicação, inclusive virtual”.
O Amarelinho nasceu na equipe de Criação Visual do SBT, liderada por Ângelo Ribeiro, para turbinar a transmissão da Copa do Mundo de 1990, sediada na Itália. Desenhada por Iastake Fassimoto, a bolinha aparecia nos jogos da seleção brasileira e imitava as reações da torcida para atrair o telespectador. Ele celebrava as vitórias do Brasil, roía as unhas com os ataques adversários e ficava bravo quando o time verde e amarelo sofria gols.
A estreia do Amarelinho em Mundiais não deu sorte, e o Brasil caiu para a Argentina. O personagem, entretanto, fez sucesso principalmente entre as crianças e retornou em 1994. Na Copa dos Estados Unidos, chorou com a vitória brasileira e se eternizou no imaginário de quem preferiu ouvir o tetra na voz de Luiz Alfredo no SBT, e não de Galvão Bueno na Globo.
Após a conquista do Brasil, o SBT não renovou o registro do Amarelinho. Em 1998, o mascote carismático sumiu das transmissões e limitou-se a aparecer em vinhetas e comerciais da Copa do Mundo da França.
Em 2012, a Globo lançou a Globolinha, uma versão “platinada” do Amarelinho, porém o público não gostou. O mascote moderno ainda aparece esporadicamente na programação esportiva da emissora carioca.
Esta reportagem foi publicada em 4 de maio de 2021 e atualizada em 18 de maio de 2021, assim que o SBT oficializou a compra da Copa América. Leia abaixo o comunicado da emissora:
Após adquirir os direitos de transmissão da Copa Libertadores da América (temporadas 2021/2022) e da UEFA Champions League (temporadas 2021/2024), o SBT assina mais um acordo, desta vez, para transmitir com exclusividade para todo Brasil a Copa América 2021, o principal torneio de seleções da América do Sul, organizado pela Conmebol. O jogo de abertura entre Argentina x Chile acontecerá no dia 13 de junho e a estreia da nossa seleção está confirmada para o dia 14 contra a Venezuela.