A Globo divulgou as transmissões do Brasileirão Feminino neste fim de semana, incluindo a inédita exibição no horário nobre do futebol masculino (domingo, às 16h), porém outro anúncio chamou a atenção: a inclusão de Internacional x Ferroviária, único jogo das quartas de final sem TV. A emissora, que havia sido criticada pelo público por ter ignorado os dois times, mudou de ideia e comprou os direitos da partida.
Veja também:
Inicialmente, o primeiro duelo entre Internacional x Ferroviária estava agendado para sábado (17), às 11h, por não estar vinculado a nenhuma programação de TV. Nas redes sociais, torcedores atacaram a Globo, que tomou da Band os direitos exclusivos do Brasileirão Feminino mas escanteou apenas um por, teoricamente, ter menos apelo comercial e de audiência (Flamengo, Corinthians e um clássico paulista foram os escolhidos, embora a Ferroviária seja uma das principais potências da competição).
Na noite da última quinta-feira (15), a Globo solicitou a CBF a alteração da data do jogo para incluir em sua grade. Desta forma, todos os confrontos das quartas de final terão transmissão da TV. Internacional x Ferroviária, direto de Caxias do Sul (RS), irá ao ar neste domingo (18), às 18h para o estado do Rio Grande do Sul e a cidade de São Carlos (interior de São Paulo).
As demais partidas de ida não sofreram alteração de horário. Paulistas e paraibanos assistirão a São Paulo x Palmeiras no domingo, tradicionalmente preenchido pelo Brasileirão masculino, às 16h. No mesmo horário, para Rio de Janeiro, Baixada Santista, Distrito Federal e mais 22 estados, a Globo exibirá Flamengo x Santos. Cruzeiro x Corinthians, único duelo sem transmissão na TV aberta, irá ao ar no canal pago SporTV nesta segunda-feira (19), às 20h.
Os jogos de volta, em contrapartida, terão novos horários a pedido da Globo. Palmeiras x São Paulo, Santos x Flamengo e Ferroviária x Internacional começarão às 10h do dia 25 para encaixar no Esporte Espetacular e não atrasar a grade dominical da emissora em caso de decisão por pênaltis (as duas primeiras estavam marcadas para 10h30). Corinthians x Cruzeiro segue mantido para 26 de junho, uma segunda, às 18h30, com transmissão do SporTV.
A pausa do Brasileirão masculino em razão dos amistosos da Seleção Brasileira possibilitou a inédita exibição de jogos femininos no horário nobre do futebol. Contudo, a Globo tende a manter a semifinal e a final do torneio entre mulheres nas manhãs de domingo, dentro do Esporte Espetacular.
Siga o colunista no Twitter e no Instagram.