Desencontrou

Análise: Demissão da Globo “liberta” Manoel Soares e não estanca crise no Encontro

Humilhado nas manhãs da emissora, apresentador deixa de ser "parceiro" de Patrícia Poeta

Publicado em 30/06/2023

O novo Encontro durou menos de um ano e foi desfeito nesta sexta-feira (30), com a saída de Manoel Soares e, consequentemente, o fim da péssima parceria com Patrícia Poeta. Para ele, a demissão se torna uma “libertação”. O público respira aliviado sem as humilhações diárias contra o apresentador.

A coluna se limita a comentar o que a Globo transmitiu em suas manhãs. Durante o Encontro, Manoel Soares sofreu com a falta de espaço em seu próprio programa. Embora tivesse sido anunciado como apresentador, sempre foi tratado como mero “parceiro” ou muleta para o andamento do programa.

Desde a primeira edição do Encontro, Manoel Soares ganhou torcida dos espectadores para falar mais. Pai de seis filhos, o apresentador cativava o público com suas opiniões sobre família, masculinidade tóxica e racismo. Cofundador da CUFA (Central Única das Favelas), conhece como poucos a realidade da maior parte da população brasileira.

Há duas décadas na TV, mesma experiência de Patrícia Poeta, Manoel Soares destacou-se como repórter na RBS (afiliada da Globo no Rio Grande do Sul) e, ao entrar ao vivo no Encontro, conquistou a simpatia de Fátima Bernardes. A partir desta transmissão, o jornalista decolou e foi alçado a apresentador no É de Casa.

A experiência e a sabedoria de Manoel Soares, entretanto, não o blindaram do constrangimento no ar. Em inúmeras ocasiões, foi ignorado e interrompido ao vivo. O desrespeito flagrante em rede nacional irritou os espectadores, que rejeitaram a parceria do novo Encontro.

Manoel Soares também deixa o Papo de Segunda, do GNT. Segundo a Globo, o Encontro será comandado nas próximas duas semanas por Tati Machado, responsável por novelas e celebridades, e Valéria Almeida, titular do quadro Bem Estar.

A crise no Encontro, porém, não terminou e tem data para continuar: a partir de 17 de julho, quando Patrícia Poeta retornará de férias.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

As informações e opiniões expressas nesta crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.