
Historicamente marcadas por acordos e desacordos, a TV Cultura e a TV Brasil vão anunciar nova parceria nos próximos dias. A estação paulusta completa 55 anos desde que foi comprada do empresário Assis Chateaubriand pela Fundação Padre Anchieta. Já a TV Brasil, foi criada em 2007 por Lula da Silva unindo as já existentes estatais federais Radiobras e a TVE do Rio de Janeiro, fundada em 1977.
Veja também:
As duas estatais sofreram historicamente ingerências políticas, colecionando acertos temporários desfeitos em períodos divergência entre os seus governantes e mudanças de linhas editoriais. O relacionamento entre elas não oscilavam apenas com relação as divergências ideológicas.
Disputa Histórica
Historicamente também disputaram, por vezes acirradamente, as aquisições de afiliadas entre as emissoras públicas brasileiras para fortalecerem suas redes de repetidoras. Atualmente a TV Brasil possui 84 emissoras próprias e afiliadas. A rede paulista possui 76 estações, entre elas várias repetidoras para o interior do próprio estado.
O novo acordo foi informado feito pela diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação, Maíra Bittencourt duramente a assinatura de parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa para que o canal educativo da instituição em ensino também ingresse na rede federal. O anúncio foi feito pela diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação, Maíra Bittencourt.
Infantis
Segundo o portal local DCMais, o maior interesse na parceria é na aquisição de produtos infantis da Cultura, que possui histórico significativo nesse segmento. É que a TV Brasil é a única rede aberta que mantém uma grade diária destinada a este público, dedicando parte da manhã para este fim.
Entendendo a sua responsabilidade em manter um espaço acessível para crianças que não possem TV paga ou streaming, a proposta é reforçar com o material de qualidade da Fundação Padre Anchieta. Atualmente já transmite o seriado Detetive do Prédio Azul, produzido pelas Organizações Globo.
Apuramos que existe ainda interesse em colocar no pacote, o programa de entrevista Roda Viva, mas ainda não há definições se seria ao vivo nas segundas feiras ou gravado para ser exibido em outro dia da semana. Também não foi determinado se a rede nacional apenas adquiria conteúdo ou se cederia em troca produtos seus para veiculação no canal paulista.
Parcerias Anteriores
Em sua linha de tempo, a emissora da Fundação Padre Anchieta também já incluiu, por várias vezes, programas produzidos pela antiga TVE carioca, como: Os Astros – com Grande Otelo, O Papo – com Ziraldo, Sem Censura – que completou 39 anos, Stadium – o esportivo mais antigo em veiculação contínua, entre outros.
O último acordo de compartilhamento de conteúdo entre as duas estações foi firmado em 2014, logo após a criação da EBC. Previa a troca de mais de 200 horas. Na ocasião rede federal disponibilizou para a TV paulista o Samba da Gamboa – na época comandado por Diogo Nogueira, e vários infantis produzidos no Rio de Janeiro, entre eles ABZ do Ziraldo e Teco-Teco, que ajudaram a composição inicial da grade da TV Rá-Tim-Bum, sub-canal da Fundação Padre Anchieta.