Queda de avião

Olimpíadas, equipes reduzidas, mudanças de programação e fim de semana afetaram cobertura do acidente

Globo dividiu espaço com Jogos Olímpicos. SBT passa título de alienado para Rede TV. Na Band, cobertura foi iniciada pelo craque Neto

Publicado em 12/08/2024

Enquanto o Brasil se consternava em luto diante da televisão, os bastidores da cobertura do acidente com aeronave da Voepass foram marcados por improvisos e desafios. Apesar das dificuldade de se chegar ao local, do impedimento de entrar no condomínio e na demora para liberação das informações básicas, as emissoras não pouparam esforços para levarem os fatos imediatos ao seu público.

A TV aberta reassumiu o seu protagonismo midiático inclusive dissipando a propagação de Fake News e golpes que rapidamente se espalhavam pela internet. Como a tragédia ocorreu na tarde de sexta-feira, os chefes de redação tiveram que agir rapidamente para alterar o esquema de plantão do fim de semana, convocando uma força-tarefa emergencial.

Para os diretores de programação a tensão é ainda maior. Afinal, em questão de segundos precisam tomar decisões estratégicas que podem ou não serem exitosas sem praticamente tempo algum para pensar , consultar superiores ou discutir com os demais setores da empresa.

E essa faca de dois gumes pode resultar em resposta positiva da audiência e da credibilidade da emissora ou surtir efeito contrário numa linha tênue para uma derrapada sensacionalista. Isso sem contar que ao derrubar a programação estabelecida surgem efeitos colaterais inevitáveis como falta de continuidade, produção e conteúdo perecíveis jogados no lixo, não veiculação de comerciais já pagos e supressão do patrocinador daquele horário.

Globo: Olimpíadas ou Cobertura?

Apesar de contar com mais experiência, estrutura e profissionais, o maior desafio recaiu sobre a Rede Globo. Isso porque o desastre e seus primeiros desdobramentos coincidiram com os três dias finais das Olimpíadas. Seus diretores enfrentaram um verdadeiro dilema: atender o clamor popular por informações sobre o acidente ou manter as transmissões das provas finais do mundial, das quais detinha exclusividade.

Uma solução que poderia ter minimizado essa lacuna seria a adoção de uma tela dividida com áudio alternado. No entanto, essa técnica é raramente utilizada devido à sua complexidade e à necessidade de uma sensibilidade apurada da mesa de corte para identificar os momentos-chave dos eventos em destaque.

A Globo só se sentiu verdadeiramente liberada dessa tensão após a Cerimônia de Encerramento – em Paris, dedicando metade do Fantástico à cobertura da tragédia. No entanto, já era tarde. As outras emissoras, livres das amarras olímpicas, já haviam se aprofundado nos fatos, tornando o programa dominical repetitivo e sem grandes novidades.

SBT

A estação de Sílvio Santos foi beneficiada pelo acaso. A emissora havia acabado de restituir parte do horário do jornalístico noturno Tá na Hora, que anteriormente tinha sido confiscado abruptamente para acomodar a reprise da novela Caverna Encantada recém estreada as 20h45, mantendo no primeiro horário capítulos com uma semana de atraso em relação a original.

Esse retorno à programação completa possibilitou a entrada no ar de um plantão do Tá na Hora, que se estendeu até o Jornal do SBT, sob o comando de César Filho. Para isso, suspendeu a novela mexicana Contigo Sim e o programa Fofocalizando.

Essa agilidade e dedicação contrastam com o histórico do canal, muitas vezes taxado como alheio aos grandes acontecimentos e praticante de um jornalismo burocrático e com horários fixos, independentemente da gravidade e importância dos fatos. A resposta foi positiva, com índices de audiência superiores à programação regular, levando o Tá na Hora a alcançar seu recorde de audiência durante seu horário habitual.

Record

Com a Globo limitada em sua cobertura, a estação do Bispo Macedo mobilizou sua equipe para preencher a lacuna deixada pela emissora líder. Para ela não foi tão difícil pois já conta com grande parte de sua programação vespertina e noturna ao vivo. Ela e a Globo são as que mais possuem espaços dedicados ao jornalismo.

No dia da tragédia, suspendeu a terceira reprise da novela Apocalipse e entrou com um plantão comandado por Reinaldo Gottino, que manteve a cobertura até a entrega para o Cidade Alerta Nacional com Luiz Bacci, seguido pelo Jornal da Record.

Band

A empresa estava ainda de ressaca diante da mobilização de toda sua equipe para promoção de debates entre candidatos a Prefeitos em 19 cidades. Esperava colher os frutos da repercussão de seus encontros políticos regionais ocorridos no dia anterior. Diante disso, a Band demonstrou, inicialmente, estar entre as mais perdidas para lidar com a tragédia de sexta-feira.

A sua cobertura foi iniciada pelo ex-jogador Neto. Embora não tenha culpa da missão que lhe foi improvisada, esse episódio exemplifica como a estação estava despreparada. Casos como este podem abalar a credibilidade da casa construída ao longo de anos de apostas no segmento jornalístico.

As primeiras informações sobre a queda da aeronave surgiram enquanto estava no ar a versão paulista do programa esportivo Os Donos da Bola. Será que não havia na redação alguém mais aderente ao fato que pudesse assumir o plantão? Nem a Globo, que estava focada na cobertura das Olimpíadas, misturou os segmentos, interrompendo a transmissão esportiva para um plantão jornalístico comandado por Renata Vasconcelos, âncora do Jornal Nacional.

Essa situação atípica se prolongou até a entrada antecipada do programa policial Brasil Urgente, comandado por Joel Datena, que posteriormente passou o bastão da cobertura para o Jornal da Band.

RedeTV!

A atitude da RedeTV! mostrou que existe pouco a ser comemorado em seus 25 anos. Diferentemente das outras, manteve a atração sobre celebridades A Tarde é Sua, praticamente como se nada tivesse acontecido. A atração focou na divulgação da estreia do novo programa culinário de Edu Guedes que retorna ao canal e seu relacionamento com a apresentadora da Record, Ana Hickmann.

Mesmo com o script do programa pronto e já no ar, o canal poderia ter garantido uma estrutura mínima de reportagem para que Sonia Abrão improvisasse. Se até Neto conseguiu na Band, é certo que a jornalista também teria desempenhado esse papel para atender a urgência.

Fim de Semana

Se na Globo os desdobramentos dos fatos nos dias seguintes foram prejudicados pela divisão de espaço com as Olimpíadas, o mesmo não se pode dizer da Record. Com o Fantástico entrando no ar mais tarde, coube ao Domingo Espetacular fazer o primeiro balanço do acidente. No sábado, o Cidade Alerta e o Jornal da Record já tinham sido configurados para dedicação quase integral.

A prova de que mais tempo de tela necessariamente não representa maior abrangência é que o SBT pouco alterou o seu tradicional domingo comandado praticamente de forma integral por Celso Portiolli e Programa Sílvio Santos.

Já a Band, embebecida pelo seu próprio evento, desperdiçou o seu tradicional Canal Livre que apresentou um resumo de seus debates realizados na quinta-feira. A Rede TV manteve-se inerte também no fim de semana.

Tevês Fechadas

O engajamento das estações tradicionais encobriram seus próprios canais pagos como a Globonews, Bandnews e Record News, além das independentes CNN e Jovem Pan. Essas estações costumam ter seu público aumentado de forma substancial em grandes coberturas. No entanto, fatos extraordinários que geravam um grande fluxo para os canais de notícias tendem a não surtirem o ,mesmo efeito.

É que o grosso da audiência aqui no Brasil ainda é abocanhado pela TV aberta só gerando uma migração de público maior quando esses assuntos inesperados não estão sendo mostrados de forma ostensiva pelas estações tradicionais. E esse vácuo de notícias nos velhos canais está cada vez menor.

O movimento recente aponta que as grandes redes quebraram o tabu em derrubar sua grade de programação em situações como esta. O antigo medo foi superado quando começaram a perceber que não estavam perdendo público e sim aumentando sua audiência e repercussão de forma substancial com quebras de rotinas em prol de plantões e grandes coberturas.