Solidariedade

Com as presenças de Xuxa e Renato Aragão, pela primeira vez Teleton está sendo monitorado

Reações e conversas sobre a maratona televisiva do SBT estão sendo acompanhadas por especialistas

Publicado em 08/11/2024

Foi-se o tempo em que a audiência de um programa de televisão bastava para garantir seu sucesso e viabilizar economicamente atraindo anunciantes. Hoje, a realidade é bem diferente. A relevância de uma produção também é avaliada por sua performance externa, em termos de reproduções, viralizações e repercussão nas redes sociais.

O cenário atual apresenta chega a apresentar distorções antes inimagináveis. Algumas atrações fazem sucesso na TV, mas são prejudicadas por uma fraca capilaridade nos meios digitais. Há, também, o inverso: programas com baixa audiência televisiva, mas que conquistam ampla visibilidade entre os internautas.

A necessidade de sinergia entre a velha e a nova mídia está se tornando uma regra. Até mesmo ações sazonais, como o Teleton, estão aderindo à tecnologia para monitorar conversas sobre o evento em canais digitais. Nesta 27ª edição, pela primeira vez, a campanha está utilizando recursos avançados para analisar a repercussão online.

Acompanhamento Digital

A maratona transmitida pelo SBT está sendo acompanhada pela equipe especializada da Blip, principal plataforma de inteligência conversacional. Os profissionais monitoram os canais oficiais do Teleton e conversas públicas no Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e LinkedIn. Através de um War Room com a plataforma de social listening, acompanham também conversas em redes sociais como o Bluesky, recentemente incluído no monitoramento. As contas das empresas parceiras da AACD e da campanha Teleton também serão monitoradas.

“O social listening é uma estratégia que envolve monitorar e analisar conversas e menções sobre uma marca, produto ou setor nas redes sociais e em outras plataformas online. Nosso objetivo com o Teleton é estimular mais conversas no ambiente digital e, consequentemente, aumentar as doações”, conta Menedjan Morgado, Gerente de Insights da Blip e um dos voluntários do projeto.

Para essa missão, entraram em ação 445 pessoas voluntárias da própria Blip e colaboradores de mais de 250 outras instituições.

“A parceria com o time da Blip tem um grande impacto na performance da campanha AACD Teleton. São mais de 300 voluntários interagindo em nossas redes sociais e, principalmente, fazendo a diferença nos resultados das doações, interações e engajamento durante os dias do programa”, diz Edson Brito, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD.

Estrelas do Teleton 2024

As grandes estrelas dessa edição são: Xuxa, Renato Aragão, Celso Portiolli, Eliana, Fátima Bernardes e Patrícia Abravanel. Participam ainda Ana Furtado, ventilada como futura contratação do SBT, além de Adriane Galisteu, Carlos Tramontina, Dani Calabresa, Maisa, Nadja Haddad, Ronnie Von, Tati Machado, Tom Cavalcante entre outros