Coincidência

Sequência de novelas no Canal VIVA repete ordem da exibição original

Senhora do Destino será substituída por América

Publicado em 27/10/2023

As coincidências são possíveis nas escolhas de reprises, ou tudo não passa de uma questão de estratégia? Esse é um questionamento que pode passar na cabeça do público, e as respostas, estas ficam no campo da relatividade e interpretação de cada indivíduo.

Quando o assunto é reprises, seja no Canal VIVA ou no Vale a Pena Ver de Novo, as pessoas querem sempre dar palpites e saber com muita antecedência as possibilidades. Mesmo que não haja tempo de encaixar a novela na rotina, todo mundo quer saber e dizer o que pensa a respeito.

O VIVA nesse ano tem se organizado e divulgado em suas redes sociais com certa antecedência as novelas destinadas a reprises. Isso voltou a acontecer após um período em que o canal divulgava possíveis títulos, alguns dos quais nem chegaram a ganhar uma reprise.

Essa organização torna-se interessante para os fãs de determinada novela, ou para quem tem alguma curiosidade de ver produções que para alguns e até para esta colunista são inéditas.

Coincidência ou estratégia?

A faixa das 22h40 do canal atualmente está reprisando a novela Senhora do Destino (2004-2005), que está entrando em sua reta final. A substituta, América (2005), estreia em 27 de novembro.

O anúncio da escolhida foi feito há algumas semanas e movimentou as redes sociais, que se dividiram entre animados para rever a novela de Gloria Perez e os que simplesmente não desejam acompanhá-la.

O próprio canal em suas redes sociais fez uma postagem destacando a curiosidade de que América, em sua exibição original, substituiu a novela de Aguinaldo Silva, e esse mesmo fato acontecerá agora em 2023.

América é uma novela muito pedida pelo público para reprises no Vale a Pena Ver de Novo, mas não ganhou uma chance até aqui. Agora, no Canal VIVA, os fãs do folhetim e da autora vão poder aproveitar para rever, e os que ainda não conhecem a história podem dar uma chance.

Pela segunda vez

Esse fato de escolher novelas que repetem a ordem de sua exibição original já ocorreu em outro momento entre 2020 e 2021 na faixa das 14h40. Brega e Chique (1987), de Cassiano Gabus Mendes, foi exibida entre fevereiro e setembro de 2020. Sua substituta foi Sassaricando, (1987-1988), de Silvio de Abreu, que foi reprisada entre setembro de 2020 e abril de 2021.

Essas novelas das sete foram exibidas na mesma sequência quando inéditas, e quase que o Vale a Pena Ver de Novo também as exibiu na ordem, já que Sassaricando teve chamadas no ar para uma reprise que estrearia em janeiro de 1990, substituindo Brega & Chique.

Se é uma coincidência ou por questões estratégicas, não sabemos, mas que esse fato inusitado na ordem das novelas do VIVA chamou atenção da coluna e do público noveleiro, disso não há dúvidas.