O 11º episódio do MasterChef levou os participantes que samba no pé e tempero na mão para preparar uma deliciosa feijoada que impressionasse os chefs Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça e mais 100 pessoas. Além disso, o desafio final testou as habilidades do cozinheiros com uma receita africana de pão.
Veja também:
Samba no pé, tempero na mão
O programa desta terça-feira (26) levou os participantes para cozinhar no Sambódromo do Anhembi. A missão? Preparar uma feijoada completa, com quatro acompanhamentos, para 100 convidados do grupo especial das escolas de samba de São Paulo.
A prova foi disputada em equipes e Lays foi decisiva na formação dos times. Vencedora do desafio de eliminação da semana anterior, a designer foi capitã de um dos grupos e escolheu Fernando para liderar a outra equipe. Além disso, ambos receberam o auxílio de uma baiana para executar a tarefa.
Jason, Edleide, Rafael e a baiana Sandra formara a equipe amarela comandada por Lays. Do outro lado, Renato, Melina, Fernanda e a baiana Dalva foram lideradas por Fernando no time azul.
Vitória quase unânime
Os competidores tiveram duas horas de cozinha e 15 minutos para montar os pratos enquanto o serviço estava acontecendo, mas uma das equipes conquistou a maioria esmagadora dos clientes. De 100 convidados, 95 deram a vitória para o time azul, já o amarelo amargou a derrota com apenas cinco votos.
“As duas feijoadas estavam boas, saborosas e quentes, mas uma estava quase sem carne, dura. E a outra estava muito mais saborosa, muito mais agradável, muito mais verdadeira”, disse Jacquin dando a vitória para o time de Fernando.
Partiu África do Sul
O desafio de eliminação teve um gostinho especial. Os cozinheiros ‘viajaram’ para a África do Sul, lugar de origem do Bunny Chow, receita popular no país, que consiste em um pão arredondado, sem miolo e recheado com carne, peixe ou vegetais.
O tempo foi o maior desafio de Lays, Edleide, Jason e Rafael que tiveram 15 minutos para fazer a massa, que precisava descansar. Uma hora depois, os participantes voltaram a cozinha, tiveram três minutos para fazer o mercado e mais uma hora para preparar o recheio do pão.
Lays quase foi o destaque positivo novamente, mas Rafael desbancou a designer, que preparou o segundo melhor Bunny Chow da noite. Já Edleide e Jason se enrolaram na prova. Ele teve problemas com o sabor do recheio e ela entregou um pão com a massa crua.
A maranhense deixou a massa descansando com o forno ligado e sovou o preparo após o período de repouso, o que segundo os jurados acabou com o processo de fermentação da receita. Esses dois pontos foram decisivos para a eliminação de Edleide da competição. Antes de deixar a cozinha, a participante recebeu o broche de Erick Jacquin de presente e pendurou o seu avental.
Leia mais conteúdos da Coluna e do Colunista. A cobertura completa do MasterChef Brasil você acompanha aqui e em nosso canal no YouTube!