Abriu o jogo

Totia Meireles quebra o silêncio e revela por que nunca foi protagonista na Globo

Atriz já viveu personagens de destaque na TV, mas nunca uma mocinha

Publicado em 24/03/2026

Totia Meireles revelou por que, até hoje, nunca foi protagonista de uma novela da Globo. A resposta é mais simples do que parece: ela nunca teve interesse. Em entrevista ao programa Persona, exibido pela TV Cultura no domingo (22), a atriz de 67 anos explicou que sempre considerou a carga de trabalho de um papel principal pesada demais. “Ser protagonista de uma novela, eu nunca almejei na minha vida, porque é muito… Chega a ser quase desumano”, afirmou.

A artista, que construiu uma longa carreira na TV Globo, disse que gosta de trabalhar em novelas, mas destacou que o ritmo de gravações exige uma dedicação quase integral por cerca de dez meses. Segundo ela, o cenário atual tem mudado um pouco, pois várias produções dividem o protagonismo entre vários personagens, reduzindo a pressão sobre um único ator.

Totia também relembrou como a rotina dos protagonistas costumava ser ainda mais intensa no passado, quando os personagens principais participavam de praticamente todas as cenas. Como exemplo, citou o trabalho de Adriana Esteves em Avenida Brasil (2012). “Ela chegou a um ponto em que teve estafa. A demanda é muito grande, você não tem tempo. Tem que gravar, estudar, decorar tudo… É uma loucura”, comentou.

Um dos papéis mais marcantes da carreira de Totia foi a vilã Wanda, da novela Salve Jorge (2012), trama de Glória Perez. A atriz contou que, inicialmente, sua personagem não seria assassina, mas acabou ganhando mais peso na história conforme a reação do público. Longe das novelas desde Verão 90 (2019), quando viveu a vilã Mercedes, atualmente se dedica ao teatro, incluindo o espetáculo musical Ópera do Malandro.

Assuntos relacionados: