O que era para ser uma celebração da nostalgia e dos tempos de glória de Silvio de Abreu tornou-se uma dor de cabeça gigantesca para a cúpula da TV Globo. A reprise de Rainha da Sucata no Vale a Pena Ver de Novo atingiu uma marca preocupante: a trama de Maria do Carmo (Regina Duarte) está com uma média geral inferior à de Sete Pecados, exibida em 2010 e, até então, rotulada como um dos maiores fracassos da história da sessão.
Veja também:
Enquanto a saga dos pecados capitais de Walcyr Carrasco encerrou sua trajetória com 13 pontos de média, número que na época foi considerado desastroso, a atual reexibição da “Sucateira” luta para se manter na casa dos 12,4 pontos na Grande São Paulo, e mesmo com exibição em horário tardio. Na época, Sete Pecados entrava no ar após o Jornal Hoje e não às 17h, como acontece com a trama de Abreu.
A comparação é cruel para um clássico que parou o Brasil em 1990. Quando Sete Pecados foi reprisada em 2010, o cenário da TV aberta era outro, mas a rejeição do público foi imediata, forçando a emissora a realizar cortes drásticos. Hoje, Rainha da Sucata enfrenta um inimigo diferente: o desinteresse das novas gerações por uma estética datada e um ritmo narrativo que não parece mais “conversar” com as tardes de 2026.
A baixa performance de Rainha da Sucata explica a pressa da Globo em anunciar o retorno de Avenida Brasil para março. A emissora espera que a agilidade de Carminha e Nina limpe a imagem deixada pela sucata de Maria do Carmo e recupere os dígitos perdidos para a concorrência.
