A reexibição de Avenida Brasil no Vale a Pena Ver de Novo reacende não apenas a memória de um dos maiores sucessos da TV brasileira, mas também histórias que ficaram guardadas longe das câmeras. Entre elas, a de Mel Maia, que, ainda criança, deu vida à pequena Rita, personagem que conquistou o público logo nos primeiros capítulos da trama criada por João Emanuel Carneiro. “Foi o momento em que o Brasil me conheceu e onde tudo começou de verdade para mim. É muito doido olhar para trás e ver como aquele trabalho mudou a minha trajetória e abriu tantas portas”, disse em entrevista ao Gshow.
Veja também:
Foi nesse início, marcado por uma infância dura na ficção e por confrontos intensos com a vilã Carminha, interpretada por Adriana Esteves, que a atriz começou a trilhar um caminho definitivo na carreira artística. Anos depois, ao revisitar esse trabalho, Mel reconhece o impacto que a novela teve em sua trajetória e como aquele momento mudou tudo, abrindo portas que moldariam seu futuro. “Tudo serviu de escola para mim. Lembro muito do carinho de todo mundo nos bastidores e da sensação de estar fazendo algo que todo mundo estava comentando nas ruas”, completou.
Nos bastidores, no entanto, o clima parecia seguir por outra direção. Apesar da carga dramática das cenas, especialmente nos embates entre Rita e Carminha, Mel guarda lembranças de acolhimento. Segundo ela, Adriana Esteves demonstrava cuidado constante, criando um contraste silencioso entre a tensão das gravações e a relação construída fora delas, uma convivência que, de acordo com a atriz, foi marcada por proteção e aprendizado. “Mesmo com as cenas pesadas da Carminha e da Ritinha, ela (Adriana) sempre foi muito cuidadosa comigo. Fora de cena, era puro carinho e proteção. Aprendi muito só de observar a concentração dela no set”, continuou.
Hoje, com mais experiência, Mel Maia observa com outros olhos a dedicação que já demonstrava ainda tão jovem. A disciplina e a entrega daquele período, que serviram como base para sua carreira, ganham novos significados com o passar do tempo. Enquanto o público revisita a menina que marcou época, a atriz celebra o presente, e os caminhos que escolheu seguir desde então. “Foi a minha base. Avenida Brasil me apresentou ao público e me deu a oportunidade de começar com o pé direito. Tenho um carinho gigante por essa fase, mas fico muito feliz que as pessoas hoje acompanhem a mulher que eu me tornei e os novos desafios que escolhi”, concluiu.
