O remake de grandes sucessos da teledramaturgia no passado parece que está para virar tendência. Agora, Aguinaldo Silva estaria interessado em fazer uma nova versão de Tieta em 2023.
Veja também:
De acordo com informações do site NaTelinha, o autor já ofereceu o projeto para a TV Globo, mas também está negociando com outras empresas. Ele foi o responsável pela primeira versão exibida em 1989.
A trama baseada na obra de Jorge Amado, que teve Betty Faria como protagonista, também estaria sendo negociada com streamings. Ainda segundo o site, o novelista já teria a ideia do projeto pronta e também um número de capítulos.
Modernização da obra
Porém, os números de capítulos seriam reduzidos para uma plataforma de streaming. Ele também já teria se reunido com a Netflix mais de uma vez para apresentar o projeto, mas as negociações ainda não avançaram. A realização de Tieta ainda estaria bastante incerta.
A novela foi um dos maiores sucessos do gênero, terminando sua trajetória na televisão com 65 pontos de média geral. Aguinaldo trabalha nesse projeto repaginado desde que deixou a TV Globo. A matéria também informa que ainda existem alguns pontos que não foram explicados.
Entre eles, existe a informação de que a primeira versão teve os direitos cedidos por Betty Faria. A atriz os havia comprado e era a única com a possibilidade de produzir a obra. Nos bastidores, ainda não se sabe se ela ainda é a proprietária ou se os direitos já expiraram.
Aguinaldo Silva se manifesta
Depois da repercussão da notícia de que uma nova versão de Tieta estaria sendo negociada por ele com plataformas de streaming, o novelista Aguinaldo Silva fez uma postagem em seu perfil no Facebook, reproduzida abaixo:
A QUEM INTERESSAR POSSA…
As notícias hoje divulgadas segundo as quais eu estaria escrevendo – e negociando – uma nova versão da novela Tieta com a Netflix ou quem quer que seja são falsas e deslavadamente mentirosas de A a Z.
Os direitos do romance “Tieta” e do uso do seu respectivo personagem pertencem aos herdeiros de Jorge Amado, o autor do livro. E só eles é que podem negociar o uso da obra em questão, sendo, portanto, mentirosa a versão segundo a qual eu estaria tentando “vender” uma nova adaptação.
Quanto à minha opinião sobre uma possível nova versão televisiva do livro de Jorge Amado, coisa que nunca me passou pela cabeça, sou de opinião que certas obras nunca devem ser submetidas a remakes, pois estes serão sempre menores que os originais… e Tieta certamente é uma delas.