
Nesta sexta-feira (7), a reprise de Tieta (1989-1990) no Vale a Pena Ver de Novo chega ao capítulo 50, e com muitos motivos para a TV Globo comemorar. Nos capítulos de 27 a 31 de janeiro, a novela baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, registrou 16,7 pontos de audiência na Grande São Paulo.
Veja também:
Até aqui – e os números desta semana, de 3 a 7 de fevereiro, podem ser ainda melhores – a semana mais bem-sucedida da reprise havia sido entre 9 e 13 de dezembro, a segunda semana no ar, com 15,6, de acordo com levantamento do site Notícias da TV e texto assinado por Daniel Farad a respeito.
A antecessora de Tieta foi Alma Gêmea (2005-2006), de Walcyr Carrasco, autor cujas obras costumam ir bem em repetecos. Seus 16,6 pontos de média geral – e 15,7 nas 11 primeiras semanas, altura em que Tieta está agora – podem ser ultrapassados pela história escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, o que comprova o acerto de sua escolha para o fim da tarde.
O bom desempenho de Tieta impacta diretamente a novela das 18h, Garota do Momento, que entra no ar na sequência. Não por coincidência, a semana da melhor marca da reprise até agora ampliou em um ponto (de 16,9 para 17,9, ou de 17 para 18 pontos, arredondando) o ibope da história de Beatriz (Duda Santos), que todos acreditavam ter morrido e em seu retorno revelou ser filha de Clarice (Carol Castro).
Não à toa, hoje Aguinaldo Silva está de volta à TV Globo, depois de ter saído da emissora nos primeiros dias de 2020. Na fila da faixa das 21h já se encontra uma nova história assinada por ele, Três Graças, que deve estrear em meados do ano que vem – antes dela, o remake de Vale Tudo e uma novela de Glória Perez, se nada mudar até lá.