De volta no Vale a Pena Ver de Novo a partir desta segunda-feira (2), a novela Tieta tem uma série de personagens que marcaram o público e são lembrados até hoje, 35 anos depois da exibição original da história, baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado.
Veja também:
No trabalho assinado por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, o ator Bemvindo Sequeira teve grande destaque na pele de Bafo de Bode, repelente e debochado mendigo que vivia pelas ruas da pequena Santana do Agreste e, dada sua condição de marginal na sociedade local, dizia a verdade sobre todos, especialmente as hipócritas e moralistas beatas, lideradas por Perpétua (Joana Fomm).
A certa altura da novela, e para reclamação do próprio Bemvindo em sua biografia, publicada em dois volumes sob o título Memórias de Um Brasileiro, Bafo de Bode teve seu destaque diminuído, com o entrecho de que ele seria na verdade Possidônio Antunes, verdadeiro proprietário das disputadas terras de Mangue Seco.
Tratava-se de uma armação de dois poderosos locais, o Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura) e o comerciante Modesto Pires (Armando Bogus), com a ajuda do advogado Marcolino Pitombo (Otávio Augusto), para tomar posse das terras. Isso fez com que Bafo de Bode tomasse banho, passasse a falar de maneira empolada e ser bastante religioso, bem diferente de até ali. Segundo Bemvindo, a mudança surgiu de queixas de colegas de elenco em relação a sua visibilidade na novela.
O verdadeiro Possidônio, a saber, estava morto fazia bastante tempo, e sua única herdeira, e portanto dona de Mangue Seco, era Tonha (Yoná Magalhães), madrasta de Perpétua e de Tieta (Betty Faria), e mãe de Elisa (Tássia Camargo).
Bemvindo Sequeira acumula mais de cinco décadas de carreira. Seu portfólio inclui participações em Felicidade (1991-92) e Anos Rebeldes (1992), fora os humorísticos Estados Anysios de Chico City e Escolinha do Professor Raimundo, além de Mandacaru (Rede Manchete, 1997-98), na qual teve também grande destaque como o desvairado Zebedeu.
Na Record TV, destacou-se em Cidadão Brasileiro (2006), Bela, a Feia (2009-10) e Jesus (2018-19). Tem 77 anos atualmente, e seu canal no YouTube, no qual comenta o dia a dia da nossa política com inteligência e humor, tem mais de 450 mil inscritos.