Exibida pela primeira vez entre outubro de 1997 e maio de 1998 e já reapresentada quatro vezes – duas pela TV Globo e duas pelo Canal Viva, a novela Por Amor, de Manoel Carlos, é a integrante de julho do Projeto Originalidade.
Veja também:
A iniciativa consiste em substituir, no Globoplay, novelas disponibilizadas a partir de seus compactos do Vale a Pena Ver de Novo por suas versões originais, com dimensões de tela, vinhetas de abertura e intervalo e ganchos dos capítulos preservados, como na primeira exibição.
Já passaram pelo Projeto Originalidade títulos como O Rei do Gado (1996/97), Anjo Mau (1997/98), Cobras & Lagartos (2006), O Profeta (2006/07) e Caras & Bocas (2009/10). Por Amor chega ao Globoplay na versão integral e original no dia 25 de julho.
Regina Duarte e Gabriela Duarte interpretam as personagens centrais, Helena e Maria Eduarda. Mãe e filha muito unidas, elas sofrem um grande revés da vida quando casam-se e engravidam na mesma época e o bebê da jovem morre.
Para preservar a filha e seu casamento com o engenheiro Marcelo (Fábio Assunção), balançado pela presença da ex-noiva Laura (Vivianne Pasmanter), Helena coloca em risco seu próprio casamento com o arquiteto Atílio (Antonio Fagundes) e, com a ajuda do médico César (Marcelo Serrado), apaixonado por Eduarda, troca seu filho saudável pelo neto morto. O ato passional afeta a todos.
Vale salientar que as substituições de versões de reprise pelas integrais de determinadas novelas não impactam o projeto de resgate de clássicos da teledramaturgia, que em julho tem como lançamentos Guerra dos Sexos (no dia 4) e Pedra Sobre Pedra (no dia 18).