Projeto Fragmentos

Novela de 1979 baseada em O Ateneu entra no Globoplay em fevereiro

Gracindo Júnior assina a direção da história, que retorna em homenagem à protagonista, Sandra Bréa, nos 25 anos de sua morte

Publicado em 29/01/2025

Produzida em 1979 com base em O Ateneu, romance de Raul Pompeia publicado no fim do século 19, a novela Memórias de Amor, de Wilson Aguiar Filho, deve ser o cartaz do Projeto Fragmentos do Globoplay em fevereiro de 2025. Homenageia-se com o retorno a atriz Sandra Bréa, protagonista da história, falecida em maio de 2000 aos 47 anos. A informação é de Duh Secco, no site que leva seu nome.

A história fala das dificuldades do amor de Lívia (Sandra Bréa) e Jorge (Eduardo Tornaghi), este filho de Aristarco Argolo de Ramos (Jardel Filho), dono do Ateneu, tradicional colégio para rapazes no Rio de Janeiro. Em meio às intrigas de Ciro Monteverde (José Augusto Branco) para casar-se com a mocinha, a rebeldia de Jorge contra os atos do pai e o dia a dia do colégio, ambiente propício a muitos problemas.

Lívia é filha de Venâncio (Castro Gonzaga), um dos professores do Ateneu, ferrenho monarquista como Aristarco. Republicano, Jorge tem conflitos com o pai e com Venâncio, e a política tumultua sua vida amorosa. Ele quase se casa com Dora (Fátima Freire), cujo pai, Mânlio (Ary Fontoura), também dá aulas no colégio e é casado com Agripina (Eva Todor), que faz de tudo para que a filha se case com Jorge.

Jorge tem duas irmãs, Melica (Nádia Carvalho) e Maria (Myrian Rios). A primeira tem o mau gênio do pai, e é noiva de um dos alunos do Ateneu, Rômulo (Diogo Vilela), enquanto a segunda é apaixonada por outro aluno, Sérgio (Maneco Bueno). A bondosa mulher de Aristarco, Ema (Aracy Cardoso), zela pelos filhos e pela paz familiar, além de cuidar dos estudantes.

Melica e Maria têm também os cuidados de uma preceptora, Miss Nora Elman (Karin Rodrigues), cujo passado é um pouco nebuloso. A bela mulher desperta a atenção de outros dois professores do Ateneu, Adolfo (Luiz Armando Queiroz) e Alfredo (Nelson Caruso), que disputam seu amor.

Dirigida por Gracindo Júnior, Memórias de Amor também tem no elenco Gilberto Martinho, Tânia Loureiro, Tião D’Ávila, Wolf Maya, Ivo Giffoni, Marly Aguiar, Ana Ariel, Edson Silva, Angelito Mello, Jorge Botelho, Dary Reis e Luiz Orioni, entre outros.